21 de fevereiro de 2008

 

"Cães de Guarda”, livro que denuncia jornalistas que atuaram apoiando a ditadura militar relembrado pelo site do PT

A historiadora Beatriz Kushnir publicou em 2004 um livro "incômodo". É a edição de sua tese de doutorado intitulada “Cães de Guarda - Jornalistas e Censores do AI-5 à Constituição de 1988”. O livro, editado pela Boitempo, e relembrado agora pelo site nacional do PT, revela a postura colaboracionista de jornalistas e órgãos de imprensa durante a ditadura militar. A tese que gerou o livro já foi defendida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, Beatriz Kushnir é diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, que guarda um dos maiores acervos da imprensa alternativa durante o regime militar. Para realizar seu trabalho acadêmico, ela privilegiou o período do AI-5 à Constituição de 1988, mas recuou a março de 64 e à legislação censória no período republicano. O alvo foi para os jornalistas de formação e atuação, que trocaram as redações pela burocracia e fizeram parte do DCDP (Departamento de Censura de Diversões Públicas), órgão subordinado ao Ministério da Justiça, cargo de Técnicos de Censura.

Outro foco da pesquisa foram os policiais de carreira que atuaram como jornalistas, colaborando com o sistema repressivo e censor do pós-64. Para encontrar esse grupo, Beatriz pesquisou a trajetória do jornal Folha da Tarde (FT), do Grupo Folha da Manhã, de 1967 a 1984. Ela teve acesso ao Banco de Dados da Folha, ao Dedoc da Editora Abril, aos arquivos pessoais do jornalista José Silveira (Jornal do Brasil) e da jornalista Ana Maria Machado (Rádio JB).

Foram entrevistados 19 jornalistas que passaram pela FT, 11 censores (só dois autorizaram a divulgação de seus nomes) e um grupo de 26 jornalistas, entre eles Bernardo Kucinski, Mino Carta e Jorge Miranda Jordão. Feita a apuração, Beatriz deixa claro que não apenas existia uma a estreita relação naquele período entre jornalistas e policiais. Também havia uma linha de estratagemas da direção das empresas de comunicação, ao aceitarem praticar a autocensura, como "sugeria" o governo militar.

“Cães de Guarda” conta histórias interessantes sobre os bastidores de jornais e emissoras de televisão. Fala do funcionário que Victor Civita despachou para "treinar" censores em Brasília. Fala dos censores que foram trabalhar dentro da TV Globo. Fala dos policiais que se tornaram "jornalistas" e dos jornalistas que fizeram papel de policiais. Fala dos bastidores da Folha da Tarde, o jornal do grupo Folha que prestou serviços à repressão.

LEIA TUDO AQUI

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?