19 de fevereiro de 2008

 

Comandante Fidel, lúcido, comanda sua própria sucessão

Fidel Castro acaba de anunciar em carta (19) que não vai reassumir a presidência de Cuba. É uma data histórica. A carta foi publicada no jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba. Fidel comandou sua própria sucessão. Em seu lugar está Raul Castro.

Na carta, Fidel Castro afirma que não vai aceitar, nem aspira aos postos de Chefe de Estado e Comandante em Chefe cujos titulares serão escolhidos em eleição no próximo domingo (24). Lúcido, ele concluiu que não tem mais condições de saúde para liderar o país.

O presidente cubano, de 81 anos, se recupera desde julho de 2006 de complicações intestinais e desde essa época está afastado da vida pública. Fidel Castro sai do poder vitorioso. No mês de janeiro que passou cerca de 8,23 milhões de cubanos exerceram o direito ao voto e confirmaram os nomes do presidente Fidel Castro e de seu irmão Raul Castro como deputados da Assembléia Nacional.

A exemplo dos anos anteriores, 96% dos eleitores cubanos compareceram às urnas para escolher democraticamente os 1.201 delegados das Assembléias Provinciais, e os 614 deputados da Assembléia Nacional do Poder Popular. É uma eleição livre e não minada pelo dinheiro como nas "democracias", a exemplo das eleições nos EUA e no Brasil.
Se o povo cubano não quisesse Fidel Castro não teria votado nele.

Com a renúncia, Fidel Castro resolveu o dilema cubano. No próximo dia 24 de fevereiro, os novos parlamentares tomarão posse e já sabem que não vão votar em Fidel Castro para a presidência do Poder Executivo. Raul Castro será confirmado como presidente do Conselho de Estado, como presidente do Conselho de Ministros e como Ministro da Defesa Nacional.

Segundo informes da Comissão Eleitoral Nacional, 91% dos eleitores optaram peo voto unido defendido por Fidel Castro como estratégia para evitar o personalismo que caracterizou o socialismo real do extinto bloco soviético. Houve uma renovação de 62% no Parlamento. Entre a "democracia" dos EUA, que joga bombas no Iraque e no resto do mundo, fico com a democracia de Cuba.

Comments:
concordo.
entre a democracia americana e a cubana fico com a cubana
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?