14 de fevereiro de 2008

 

Dom Luiz Flávio Cappio, finalmente, aceitou debater transposição do rio São Francisco

Pela primeira vez, o bispo de Barra aceitou debater o projeto de transposição das águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Todas as vezes em que foi convidado, ele se recusou. Aceitou debater, mas, as frases de efeito continuam as mesmas.

Agora, foi à Audiência Pública no Senado (14/02) e afirmou que o projeto é "publicidade enganosa". Levou uma claque de artistas da Rede Globo para chamar a atenção. O deputado Ciro Gomes confrontou-se com os críticos do projeto. Chegou a bater boca com a global Letícia Sabatela que interrompia seu discurso para protestar.

O bispo de Barra não consegue entender o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Ou finge que não entende. Para ele, o projeto tem fins econômicos para produção de frutas para exportação e criação de camarão em cativeiro. Pode ser verdade. Mas, e daí? Não há incongruências em projetos de desenvolvimento econômico na área do semi-árido.

O bispo aceitaria o projeto se fosse exclusivamente para saciar a sede dos homens. Como não se trata de apenas iso, ele é contra. O DEM (leia-se César Borges) é contra por puro oportunismo político. O bispo defende que o desenvolvimento econômico e social da região deve ficar em segundo plano em relação à necesidade dar garantir água para a população. Primeiro a água, depois o multiuso das águas do rio, prega o bispo.

Dom Luiz Cappio fala do rio São Francisco como se fose gente. "Primeiro é preciso revitalizar o rio, porque anêmico não pode doar sangue". Vamos garantir a vida dele para depois garantir o multiuso do rio. E por aí vai em sua monocórdica pregação.

Coube ao secretário de Infra-estrutura Hídrica do Ministério de Integração Nacional, João Reis Santana Filho, lembrar ao bispo que o projeto já estava previsto no programa de governo. Não poderia portanto ser "propaganda enganosa". Pela enésima vez ele falou sobre a existência de estudos técnicos que viabilkiam o projeto. Ele rebateu a crítica do bispo segundo o qual o projeto vem para beneficiar o capital. Seria absurdo levar água para o Nordeste Setentrional e não ofertar água para o povo.

Mas é uma estupidez achar que uma pessoa vive só bebendo água.

Comments:
César Borges não saiu do DEM?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?