12 de fevereiro de 2008

 

TV pública: uma experiência de sucesso no mundo

A experiência internacional mostra que as TVs públicas são viáveis e podem cumprir um importante papel na oferta diversificada de informação e entretenimento. Podem oferecer programação diferenciada, informativa, cultural e científica, em formato que não combina com a programação da TV comercial, que tem a publicidade como fonte de financiamento.

As televisões públicas têm sua origem no surgimento da televisão na Europa, por iniciativa do Estado. Todas elas - na Alemanha, na França, na Inglaterra e em outros países - nasceram como televisões estatais, controladas pelos governos nacionais. O fortalecimento da democracia e da cidadania, no pós-guerra, impôs o controle público, a participação da sociedade na gestão das emissoras e a criação de conselhos de representantes.

Esta é a origem de televisões públicas como a BBC inglesa, a TVE espanhola, a France Televisón, a RAI italiana, a RTP de Portugal, a ARD e a ZDF, alemãs, entre outras. Os Estados Unidos e o Canadá também têm TVs públicas, a PPS e a CSA, respectivamente. Na Europa, só mais tarde surgiram as televisões privadas e comerciais.

No Brasil, diferentemente, a TV nasceu comercial, cumpriu um excelente papel na integração nacional. Conviveu, a partir de 1964, com TVs estatais criadas pelo regime militar. Só agora, entretanto, surge o esforço para a transformação das TVs estatais federais, em parceria com a estaduais, em uma rede pública de televisão. (http://www.informes.org.br/).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?