22 de fevereiro de 2008

 

PT se solidariza com Fidel Castro e com a luta do povo cubano

Corajosamente e com independência, sem deixar se atemorizar com o ataque massivo da mídia conservadora e corporativista, satélite do império norte-americano, o Partido dos Trabalhadores em Nota Oficial manifestou apoio à Revolução Cubana e ao comandante Fidel Castro, após sua decisão lúcida de deixar a presidência do Conselho de Estado e o posto de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas.

A Nota Oficial do PT reafirma a solidariedade ao povo cubano e a Fidel Castro na luta contra o criminoso bloqueio econômico imposto pelos EUA, o direito à autodeterminação de Cuba e manifesta desejo de aprofundar as relações entre Brasil e Cuba.

Confira abaixo a íntegra da nota:

“Em mensagem dirigida ao povo cubano, Fidel Castro comunicou que não aspira nem aceitará o posto de presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-chefe das Forças Armadas.

Esta decisão repercutiu em todo o mundo, confirmando a importância histórica da Revolução Cubana, da qual Fidel Castro é a expressão mais destacada.

A luta contra a ditadura de Batista, a guerrilha de Sierra Maestra, o triunfo da revolução em 1º de janeiro de 1959, a derrota dos mercenários treinados pela CIA em Playa Girón, a resistência contra o bloqueio norte-americano, a solidariedade internacionalista, as realizações do socialismo cubano, especialmente no terreno da saúde e da educação, fazem parte da memória coletiva da esquerda latino-americana e brasileira, em especial da geração que fundou e construiu o Partido dos Trabalhadores.

Como nos últimos 50 anos, em que desmoralizou seguidamente as previsões e vaticínios da mídia conservadora, o povo cubano continuará construindo soberanamente sua própria história.

A este povo, em particular a Fidel Castro, o Partido dos Trabalhadores reafirma nossa solidariedade, nosso total apoio na luta contra o bloqueio, nosso absoluto respeito à autodeterminação de Cuba e nosso compromisso em aprofundar as relações entre Brasil e Cuba.

Ricardo Berzoini
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores

Valter Pomar
Secretário de Relações Internacionais

Comments:
Secretaria de Mulheres do PT do Rio de Janeiro envia carta a Ricardo Berzoini
______________________________

Prezado Companheiro Ricardo Berzoini,

Nós da Secretaria Estadual de Mulheres do PT do Rio de Janeiro, vimos através desta, solicitar providências em relação as atitudes dos nossos parlamentares federais Luiz Bassuma/PT-BA e Henrique Afonso/PT-PI que vem descumprindo nossa deliberação do 3º Congresso Nacional que aprovou a seguinte resolução: " O PT através da sua secretaria defende e reafirma seu compromisso com políticas e ações, hoje incorporadas pelo governo federal, que representam as principais bandeiras de lutas dos movimentos de mulheres e feministas, e que são extremamente significativas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres:
- defesa do Plano Nacional de Politicas para as Mulheres, implementando, assim, um Sistema Nacional de Politicas para as Mulheres;
- defesa do Plano Nacional de Planejamento Familiar, contribuindo para autonomia das mulheres sobre seu corpo e sua sexualidade;
- DEFESA DA AUTODETERMINAÇÃO DAS MULHERES, DA DISCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO E REGULAMENTAÇÃO DO ATENDIMENTO A TODOS OS CASOS NO SERVIÇO PÚBLICO EVITANDO ASSIM A GRAVIDEZ NÃO DESEJADA E A MORTE DE CENTENAS DE MULHERES, NA SUA MAIORIA POBRES E NEGRAS, EM DECORRENCIA DO ABORTO CLANDESTINO E DA FALTA DE RESPONSABILIDADE DO ESTADO NO ATENDIMENTO ADEQUADO ÁS MULHERES QUE ASSIM OPTAREM;

Os referidos parlamentares são integrantes e militantes da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e no momento estão solicitando uma CPI para apurar as declarações do nosso Ministro da Saúde José Gomes Temporão sobre o uso de medicamentos abortivos na Rede Pública de Saúde atitudes essas que vão de encontro as nossas resoluções como pode ver acima.

Também são autores de Projetos de Leis tais como o que transforma o aborto em crime hediondo com a infundada justificativa que "nem o estuprador fez com a mulher o que elas querem fazer com o feto" ou seja "estupra mas não mata", outro Projeto de Lei que também está tramitando e que nos causa muito constrangimento é o "bolsa estupro".

Nesse sentido, solicitamos providências URGENTES para que nossos parlamentares cumpram as deliberações aprovadas pelas/os delegadas e delegados no 3º Congresso, refletindo assim, a vontade das mulheres do nosso partido. Caso os referidos parlamentares continuem a desrespeitar as deliberações, exigimos que sejam aplicadas as sanções previstas no nosso Estatuto: Titulo 7, Capitulo ll, Art. 209

Certas de sua compreensão e colaboração

Saudações feminista e socialista

Cristina Dorigo
Secretária Estadual de Mulheres do PT/RJ

Fabiana Santos
Coletivo Nacional de Mulheres do PT
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?