29 de agosto de 2007

 

Quilombolas se articulam contra a Rede Globo

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) trabalha para realizar, no próximo dia 5 de outubro, um ato para questionar o papel das concessões públicas de televisão e o oligopólio privado das comunicações no país.

O alvo da manifestação é a Rede Globo de Televisão, acusada de criminalizar e deslegitimar o movimento dos quilombolas. Na data escolhida pelas entidades vencem as concessões da Rede Globo, TV Bandeirantes e TV Record.

O estopim da indignação foi uma reportagem veiculada no Jornal Nacional do dia 14 de maio deste ano, quando a emissora acusa a comunidade remanescente de São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira (BA), de falsificar documentos e fraudar seu processo de legalização como comunidade descendente, já aprovado pela Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura.

Em nota, na época, a Conaq acusava a Rede Globo de manipular os fatos em benefício dos fazendeiros locais, matéria forjada.

A idéia é que nesse dia haja um boicote à programação da Globo e que se realizem atividades nos quilombos sobre análise de mídia.

Outras organizações que defendem a democratização da comunicação planejam manifestações para o mesmo dia para reivindicar transparência na outorga e renovação das concessões de rádio e televisão.

A manifestação do dia 5 de outubro é mais uma oportunidade para demonstrar a insatisfação dos movimentos sociais com a mídia conservadora e suas investidas contra os setores populares. O MST e o movimento negro podem se agregar ao ato.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?