29 de agosto de 2007

 

Escritor e jornalista resgata memória da POLOP

O jornalista e escritor Emiliano José está prestes a lançar novo livro.

Ele traça o perfil biográfico de Victor Meyer, baiano de Alagoinhas, que enfrentou a ditadura militar de 1964 filiado à organização revolucionária chamada Política Operária – POLOP.

O livro incorpora como anexo um texto inédito de Victor Meyer intitulado “O Labirinto”. O ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, escreveu o prefácio.

A contribuição da POLOP na luta contra a ditadura é pouco conhecida pelas novas gerações. Pertenceram à POLOP nomes hoje conhecidos como Dilma Roussef e Eder Sader. Dissidências políticas da POLOP geraram o Comando de Libertação Nacional (COLINA) em Minas Gerais e Vanguarda Popular Armada (VPR) em São Paulo, que partiram para a luta armada.

O próprio Nilmário Miranda militou por dez anos na POLOP. “Deixei a POLOP em 1974, cumprindo pena no Presídio de Linhares em Juiz de Fora. Junto com os presos políticos, resolvi apoiar os candidatos do MDB. Entrei para a POLOP pela defesa da anulação do voto em 1965 e saí dela para interromper a sequência de anulação do voto que praticamos em 1965, 1966, 1968, 1969, 1972. Na verdade, incorporava-me à luta democrática na segunda metade dos anos 70, que me levaria à defesa da democracia como valor universal”.

Atualmente, Nilmário Miranda é presidente do PT de Minas Gerais.

Da Bahia são lembrados nomes conhecidos da luta política. Orlando Miranda, Ivan e Olívia Braga, a família Falcon – Yara, Gustavo e Pery Falcon -, Carlos Tibúrcio, João Henrique Coutinho. São muitos. A POLOP teve sua origem no marxismo oriundo do socialismo alemão. A formação intelectual de Eric Sachs, fundador e principal teórico da POLOP, veio de August Talhermer, crítico do stalinismo já ao final da década de 20. Victor Meyer foi o mais longevo cultor e seguidor de Eric Sachs.

Emiliano José sintetiza documentos de Victor Meyer em que faz um balanço positivo da POLOP para a formação da esquerda e para os trabalhadores brasileiros, desde os primeiros passos até a adesão ao PT e o surgimento da CUT, quando a POLOP se extingue.

Comments:
O Zé Dirceu já se fodeu,o PT é definitivamente uma quadrilha e a esquerda ,todos os povos civilizados do mundo ,já descobriram que é uma farsa,montada por ditadorzinhos populistas.
No mais,eu não gosto de baiano nem de preto ,nem de comunista.foda-se
 
Se esse "xzsa" é humano, o morcego que chupa o sangue do cavalo é beija-flor. Pior, esse "xzsa" nem gente é. É "x". Uma icognita. Nada mais é que uma icognita. A direita é assim. Nazista é o minimo que se pode qualificar esse "x". Não tem nome; não tem cor da pele; não tem olhos. Nem ET ele presta para ser. Se ele não gosta de nordestino e negro, imagino que seja um morcego. Pois brasileiro não é. Pois todos os cantos do Brasil edificado há a mão de negros e nordestinos. Penso que a casa dele foi edificada por brancos ricos. Ah, já sei de onde ele é...! É da Globo. A tela que só aparece gente bonita e quando aparece um nordestino é para agente sorrir do sotaque. É mesmo, ele é da Globo, veiu do Polo Sul, onde não tem ninguem. Não, não é do polo. Lá tem nordestino na Estação brasileira. Não tem jeito, ele é da Globo. E é do PIG (Partido da Imprensa Golpista). Ele defende um PUM (Programa Unificado da Mídia) mais radical: "morte aos negros, nordestinos e comunistas". Ele é da Globo mesmo...! Atroz, isso é o que voçê é.
 
Sinceramente, esse "xzsa" não sabe o que é comunismo quiçá, populismo. talvez conheça muito bem o autoritarismo e a intolerância, mas não um intolerancia fundamentada como certos grupos, pois "xzsa", não apresentou a sua vertente. talvez um integralista decadente querendo seu espaço nunca conseguido na sociedade brasileira. quanto ao seu racismo, pelo menos nisso ele consegue ser claro e digo mais, se todos os racistas brasileiros fossem igual a "xzsa" talvez conseguissemos combate-lo, mas ninguem se assume, como então diagnosticar o racismo. finalmente o "xzsa", em minha concepção não é brasileiro, como o caro amigo emanuel afirmou. se for tem uma descendência pura.
 
Que povos civilizados do Mundo já descobriram que o PT é uma quadrilha e a esquerda é uma farsa?
O que será que esse tal de "xzsa" entende sobre a vida e sobre o ser humano?
Vergonhoso e abominável o vocabulário utilizado por esse indivíduo!
Racista e preconceituoso que se esconde, não tem moral, para falar do PT e da esquerda popular.
Viva o Presidente Lula!
Viva Dilma Rousseff, futura Presidente do Brasil!

Saudações
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?