12 de julho de 2007

 

Cisternas, poços e artesianos e água do São Francisco vão garantir água para o Nordeste

Tenho o maior respeito pelo bispo de Barra, d. Luiz Cappio. Respeitosamente, tenho minhas divergências com ele. As obras de transposição das águas do rio São Francisco são irreversíveis. Não será um punhado de sem-terra e índios que vai impedi-las. Estamos falando de uma população a ser beneficiada em torno de 12 milhões de pessoas. Estamos falando de perenização de açudes que irão evitar o colapso hídrico para grandes cidades como Campina Grande, Fortaleza e Mossoró, por exemplo.

Continuo achando que o Governo Lula precisa fazer uma ampla campanha publicitária de esclarecimento, em rede nacional, para desfazer a rede de intriga e desinformação formada peta TV Bahia e TV-E durante o governo Paulo Souto (DEM). A idéia dos poços artesianos e cisternas do projeto ASA é boa. São soluções complementares, que garantem água para agricultura familiar e não são excludentes ao projeto da integração das bacias. A Igreja faz campanha para construção de 1 milhão de cisternas.

As cisternas, poços artesianos e novas adutoras serão a base para expansão do projeto Água Para Todos. A Codesvasf se prepara para licitar R$ 30 milhões em obras pelo Água Para Todos. Cerca de 1.800 comunidades serão beneficiadas. Nenhuma solução basta por si só no Nordeste semi-arido. De 25 mil poços já perfurados, por exemplo, há uma grande quantidades com água saloba, ou seja, com alto teor de salinidade. O Governo Lula está atento para projetos alternativos.

Lula vai vencer a demagogia eleitoreira e o fundamentalismo religioso.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?