8 de junho de 2007

 

Pesquisa desmascara campanha contra Chávez e mostra países que revogaram concessões de TV

Uma pesquisa do jornalista chileno Ernesto Carmona, presidente do Colégio de Periodistas do Chile, publicada na coluna de Jânio Freitas, na Folha de S. Paulo (05/06)desmonta o argumento falacioso de que a não renovação da concessão do canal de televisão da RCTV pelo governo da Venezuela, dentro dos limites da lei daquele país, tenha sido um atentado à democracia e à liberdade de imprensa.

Na Inglaterra, Canadá, México, Espanha, França, Irlanda e EUA, entre outros, ocorreram casos de não renovação e cassações de canais de rádio e televisão. Só nos Estados Unidos a pesquisa encontrou 141 não renovações e extinções de tevês e rádios. Serão os EUA uma ditadura?

O site Vermelho publicou alguns exemplos dessas não renovações de canais de rádio e televisão nesses países, retirados do artigo "Salvador Allende se revolve em sua tumba: senadores socialistas comparam Chávez a Pinochet", publicado por Ernesto Carmona, na imprensa chilena.

VEJAM QUANTOS CASOS DE NÃO RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES

ESTADOS UNIDOS - Em julho de 1969 a FCC estadunidense revogou a concessão da WLBT-TV; en 1981 revogou a concessão da WLNS-T, em abril de 1999, a FCC Yanks Trinity License; em abril de 1998, revogou a concessão da rádio Daily Digest. Só na década de 80 ocorreram dez casos de não renovação. Desde 1934 ocorreram 141 extinções.

INGLATERRA – O governo Margareth Thatcher cancelou a concessão de uma das maiores estações de TV do país, simplesmente por ter difundido notícias desagradáveis, embora absolutamente verídicas. Argumentou, simplesmente, que 'se tiveram a estação de TV por 30 anos, por que deveriam ter um monopólio?'. Também no Reino Unido, a autoridade estatal decretou em março de 1999 o fechamento temporário do MED TV, canal 22; em agosto de 2006 revogou a licença da ONE TV; em janeiro de 2004, a licença da Look 4 Love 2; em novembro de 2006, a da StarDate TV 24; e em dezembro de 2006 revogou o canal de televendas Auctionworld.

CANADÁ –A Country Music Television teve a concessão revogada em 1999.

ESPANHA - A Espanha revogou em julho de 2004 a concessão da TV Laciana (um canal a cabo) e em abril de 2005 a das emissoras de rádio e TV de sinal aberto em Madri; e em julho de 2005, determinou o fechamento da TV Católica.

FRANÇA - A França revogou a licença da TV& em fevereiro de 1987, e em dezembro de 2004 fez o mesmo com a Al Manar; em dezembro de 2005, fechou a TF1, por ter colocado em dúvida a existência do Holocausto.

IRLANDA - A Irlanda revogou em 1990 a licença para a TV3 iniciar suas transmissões.

RÚSSIA - A Rússia em agosto de 2000 fechou uma emissora de TV por divulgar publicidade subliminar. Já em março de 2006 fechou a TV6.

Será que Inglaterra, Canadá, México, Espanha, França, Irlanda e Estados Unidos podem ser considerados países não democráticos por isso? Pergunta José Dirceu em seu site.

A MÍDIA A SERVIÇO DA DIREITA NO BRASIL SEQUER TEM INFORMAÇÃO PARA FUNDAMENTAR A CAMPANHA ANTICHAVISTA.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?