21 de maio de 2007

 

Diálogos gravados pela Polícia Federal começam a vazar para a imprensa

Exclusivo! Leia diálogos que mostram 'trama' entre Jorge Targa e Gautama

Ananias Ribeiro - Portal AZ do Piauí - http://www.portalaz.com.br/az/

O Portal AZ teve acesso com exclusividade a detalhes da participação do ex-presidente da Cepisa, Jorge Targa, no esquema que fraudou licitação do Programa Luz Para Todos no Piauí em favor da Construtora Gautama.

Os diálogos gravados com autorização da Justiça, reproduzidos pelo Portal AZ, mostram como a quadrilha presa pela Polícia Federal montou esquema para fraudar licitação do programa Luz Para Todos no Estado. Em vários pontos integrantes do bando conversam citando o ex-presidente da Cepisa, Jorge Targa.

Relata o Ministério Público Federal que, em 29 de junho de 2006, foi publicado no Diário Oficial da União, sessão 3, página 319, o aviso de licitação da concorrência n. 4912006, que tinha por objeto "a contratação de pessoa jurídica para construção de redes de distribuição de área em média e baixa tensão, com fornecimento parcial de materiais e integral de mão de obra, para atender 15.850 consumidores de domicílios e estabelecimentos rurais no Estado do Piauí, do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica "Luz Para Todos", 6ª etapa, ainda não contemplados em outros Programas de Eletrificação".

Nas investigações apurou-se que o referido aviso de licitação bem como o edital de licitação foram confeccionados pela organização criminosa, através de João Manoel Soares Barros, empregado da construtora Gautama.

Diálogos entre Zuleido Veras, Sergio Sá, Fátima Palmeira E João Manoel, confirmam que no dia 26 a 28 de junho, João Manoel elaborou o aviso de licitação da concorrência nº 4912006, e encaminhou o documento para que Jorge Targa Juni, Presidente da Companhia Energética do Piauí S.A. - Cepisa, mandasse publicar. Após negociações entre João Manoel, Fátima Palmeira e Zuleido Veras com Sergio Sá e Jorge Targa, finalmente o edital foi publicado em 17 de julho de 2006.

Ivo Almeida Costa, Chefe de Gabinete do Ministério das Minas e Energia, juntamente com Jorge Targa Juni, Presidente da Companhia Energética do Piauí - Cepisa, tiveram atuação no evento identificado pela autoridade policial como "Luz Para Todos", em que a organização criminosa, valendo-se da colaboração de ambos e, também, de Sergio Luiz Pompeu De Sa, fraudou o caráter competitivo da concorrência nº 4912006, permitindo que a obra fosse adjudicada a Gautama.

Para obter a adesão dos referidos servidores ao grupo criminoso, Zuleido Veras, através de Dimas Veras, pagou-lhes vantagem indevida como revela o diálogo gravado pela Polícia Federal.

--------------------------------------------------------------------------------

Operação Navalha: Diálogo 94

Sergio Sá: "...a responsabilidade de ficar segurando isso ... se o Governador não lançar esse edital de obra de execução ele está ... os adversários sobem em cima ... cadê o Programa Luz Para Todos ... não fez...

Sergio diz que falou com Jorge Targa que é o Presidente lá da Cepisa. Diz que Jorge falou que a Ordem do 'nº 1' e 'nº 2' e para publicar. Diz Jorge que estava esperando a documentação que João estava preparando.

Diz que Jorge falou que estava aguardando João Manoel até quarta a tarde, pois tem que publicar até o dia 30, por causa da data. Diz que, então, ligou para Joao Manoel e este disse que houve problemas nos atestados e esta vendo outros. Zuleido diz que João Manoel diz que esta indo e até a passagem foi comprada Sergio diz que João Manoel não conseguir 100% é para conseguir qualquer coisa e porque agora é Ordem Legal. Zuleido diz que vai ligar para Ele (João Manoel).

João informa que está sem condições de fechar o edital do Piauí; diz que já tentou com Jorge armar três estratégias, sem sucesso; diz que ligou para Zuleido e este ficara muito zangado; diz que já consultara três empresas para fazer subcontratacão, mas não deu certo; diz que a idéia de fazer um consórcio não é bem aceita por Sérgio; diz que a estratégia de subcontratacão, tal qual foi feito nas obras das barragens de Brasília também não está dando certo; diz que Jorge quer armar um esquema para fornecimento de material, mas não ha tempo hábil para tal; diz que deveria ir para o Maranhão resolver problemas Ia, mas diz que Zuleido quer que resolva primeiro o caso do Piauí.

Fátima pergunta se a (empresa) do Piauí não aceitara. João diz que a do Piauí não aceitou e não tinha atestação; diz que procurou empresas de Goiás "FPL" e "SOTELGO", mas também não deu certo. Lamenta que não tenha dado atenção suficiente para essa questão e que Zuleido está preocupado porque já assumiu um compromisso. Diz que não sabe o que fazer e que até amanhã vai conseguir porque o próprio Jorge disse que demoraria umas duas semanas para elaborar uma nova estratégia. Fátima pergunta sobre a empresa que Bolivar indicara. João diz que essa empresa também não tem atestado. (Cai a Ligação).

De fato, consta que, em 29 de junho de 2006, foi publicado no Diário Oficial o aviso, com a notícia de que o edital somente estaria disponível no dia 10 de julho do mesmo ano, mas sua publicaçãoo ocorreu somente no dia 17 de julho. Seguem diálogos entre João Manoel, Fátima Palmeira e Zuleido Veras com Sergio Sa e Jorge Targa, que demonstram a negociação e reforçam a suspeita de que o convênio fora firmado com o Ministério das Minas e Energia direcionado para a construtora Gautama.

--------------------------------------------------------------------------------

Operação Navalha: Diálogo 95

Fátima diz que sentou com João e diz que "lá em cima" noutro local o edital tinha sido fragmentado. Sérgio diz que o problema foi pela Eletrobrás e explica que em MG saiu uma licitação com 05 lotes, com o máximo do lote no valor de "dez mil". (...) Sérgio diz que o Jorge estava em reunião no Ministério com Sérgio (Sérgio abre um parênteses e diz que ligou para João Manoel que era para aguardar o retorno de Jorge) e foi Aracilba (Aracilba Alves da Rocha).

Diretora (de Administração) da Eletrobrás, a qual disse que não poderia se fazer por quinze mil, porque teriam problema para justificar dentro da Eletrobrás, pois seria financiado por ela. Fátima diz a Sérgio que quanto mais alto o valor mais fácil e de controlar. Sérgio diz que quanto a gestão e a mesma coisa, porque não pode contratar uma gestão para os dois. Sérgio explica que em nível de TC o edital está legal e precisava-se fazer o desmembramento, sendo feito por Jorgee João Manoel.

Sérgio diz que a Engevix está na mesma posição, em função do financiamento. E diz que esta inseguro porque a Eletrobrás só vai financiar da gestão, através do RGR, 60% e 40% vem da Cepisa, sendo que normalmente ela não financia nada, porque entra no preço global todo da ligação licitada; só que no Piauí o Silas está autorizando de forma diferente por causa da precariedade da companhia e o único convênio que tem dinheiro certo é o da Gautama.

Sérgio continua dizendo que a Engevix ainda vai celebrar o convênio de RGR na base de 60%, a financiar, e a gestão ficou em R$ 8.100.000,00. Sérgio diz que vai deixar uma cópia do convenio para Fátima, porem o preqão da Gautama foi feito por João e é para Fátima conversar com ele sobre isso e despedem-se interrompendo a ligação. (07/08/2006 12: 14:22)

Em 28 de agosto de 2006 foi publicado no Diário Oficial o aviso de que as propostas seriam recebidas no dia 28 de setembro e, em 6 de novembro, publicado o resultado da concorrência, que deu como vencedora a Construtora Gautama.

--------------------------------------------------------------------------------

Operação Navalha: Diálogo 96

Sérgio diz que está indo com Osmar (Piauí) e o Procurador Geral do Estado lá com Valmir (TCU) para levar uns documentos, sendo que ao sair de lá Sérgio retorna a ligação para encontrarem-se. Sérgio, por outro lado, avisa Zuleido que publicou o "dele" e que João Manoel já está sabendo. Sérgio repisa que houve a publicação e Zuleido diz "ótimo". Sérgio diz que saindo de Valmir retoma a ligação. (30/08/2006 09:26:47)

Outras interceptações telefônicas demonstram a movimentaçãoo do grupo criminoso para a captação de recursos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Segundo indícios apontados pelo MPF, a organização criminosa, através de Zuleido Veras, manteve encontros com autoridades do Ministério de Minas e Energia, dentre elas Sergio Sá e Jose Ribamar Lobato Santana, Diretor do Programa Luz para Todos, para obter o repasse de recursos do Ministério para a Eletrobrás, que os repassaria, através de convênio, para a Cepisa e, dai, para a Gautama, através de contratos firmados mediante fraude no processo de licitação. Como recompensa, a organização teria pago vantagem indevida a autoridades do Ministério de Minas e Energia e da Cepisa.

--------------------------------------------------------------------------------

Operação Navalha: Diálogo 97

Sergio Sa fala pra Zuleido não deixar de ligar pra Ivo ... Zuleido diz que assim que chegar na mão de Tereza fala com ele ... Sergio fala "não é nem isso, só liga só pra dar um alô". Zuleido fala que está certo, que se Sergio quiser que ele ligue agora, Ivo fala "liga pra ele e tal ... diz Ivo eu tive que viajar rápido ...". Zuleido diz que depois de ligar pro Ivo retorna a ligação para Sergio ...(09/03/2007 10:06:56)

Ivo liga, Zuleido fala que já ia ligar para Ivo ... Ivo diz que Sergio Sa ligou pra ele ... Zuleido fala que "o negócio vai chegar hoje de tardezinha com Tereza, ai Tereza vai passar pra você ...", Ivo fala que está bom ... Zuleido fala que teve uns probleminhas com a chegada de Bush a São Paulo ... Ivo pergunta se ela tem o número do telefone, Zuleido diz que ela tem, vai ligar pra ele. Ivo agradece. (09/03/2007 10: 18:57)

Tereza diz sue Sergio Sa ligou estressado por que ninguém tinha avisado nada lá pro amigo dele ... Tereza diz que falou pra Sergio que tinha acabado de receber a confirmação do vôo e iria entrar em contato com ele (Ivo) ... Diz que ligou pra pessoa (Ivo) ele estava sem estresse nenhum ... Tereza diz que ele (Ivo) falou que tinha um compromisso hoje a noite e pediu para ela guardar, pois só poderia pegar a encomenda na 3ª feira (13103107) ... Zuleido manda que Tereza ligue para Sergio para dizer que já falou com Ivo ... Zuleido fala que inclusive tinha tirado "20" dele, mas 2ª feira tem que repor... é que o valor era "120", Tereza diz que está indo 18 agora. (09/03/2007 20:26:27)

--------------------------------------------------------------------------------

Operação Navalha: Diálogo 98

Dimas fala que não precisa mandar nada para a Diretoria da Cepisa agora não, Zuleido pergunta porque, Dimas fala que depois manda ... diz que tem tempo pra isso ... Zuleido fala "não, porque veja bem isso ai é coisa que tá prometido foi da época da licitacão entendeu? ... então tem que fazer entendeu Dimas". Zuleido diz que se não puder mandar hoje, manda 2ª feira ... Dimas fala que está certo pede para Zuleido pagar uma fatura de 20 mil para empresa que faz projetos pra eles ... diz que já falou com Gil, só precisa disso lá ... Zuleido diz que deve estar na programação. fala que o negócio de 1h é outra coisa. ''é um negócio que eu prometi por conta da licitação ...", Dimas fala que esta certo ... Zuleido diz que pode jogar para 2ª ou 3ª' feira. mas vai querer que Dimas entregue. Dimas concorda. (09/03/2007 11:00:20)

Dimas diz que falou com Jorge e disse que Zuleido tinha mandado ele pra 1% para resolver ... para fazer a obra, que o compromisso iria ser honrado ... (09/03/2007 11:25:11)

Dimas diz que quando falou que não precisava mandar "DINHEIR0 PRA JORGE" no momento, apesar de compromisso ser compromisso, é porque tem as diligências contratuais e realmente essa obra foi prejudicada por conta da situação. da forma como foi conduzida.. . (09/03/2007 18:07:41)

Dimas fala que hoje começaram a fabricar postes lá. Diz que falou com o gerente e que "o dinheiro foi depositado em uma conta aqui, ai falei com Jorge ainda pouco, ele está pra Brasília e 4ª feira eu entrego a ele", diz que sobre o Gerente de Contratos, ele está em São Paulo, mas já conversou com ele, quando ele chegar resolve ... Dimas diz que o engenheiro que foi da Salvador não serve ... pergunta se pode conversar com Venceslau para mandar de volta, Zuleido diz que pode ... Dimas diz que contrata um é por R$ 2.800,00 sem passagem de aviso nem nada. (12/03/2007 21:22:30)

Afirma o MPF que a entrega do dinheiro teria ocorrido no dia 13 de março de 2007, tendo a autoridade policial acompanhado o transporte do dinheiro de Salvador para Brasilia, por Florêncio e sua entrega ao beneficiário, por Fatima Palmeira, mas esse fato especifico, por envolver autoridade com prerrogativa de foro, será oportunidade deduzido perante a autoridade judiciária competente.

--------------------------------------------------------------------------------

Portal AZ – PI

Bando da Gautama cita Wellington Dias em diálogos gravados pela PF

Nos diálogos entre os operadores da quadrilha que fraudou licitação do Programa Luz Para Todos no Piauí, gravados pela Polícia Federal, aparece o nome do governador Wellington Dias. O assessor do Ministério das Minas e Energia, Sergio Sá, preso na Operação Navalha, afirma que "...a responsabilidade de ficar segurando isso ... se o Governador não lançar esse edital de obra de execução ele está ... os adversários sobem em cima ... cadê o Programa Luz Para Todos ... não fez...”.

O diálogo faz parte da pressão do integrante do Ministério das Minas e Energia para a publicação no Estado do edital de concorrência no 4912006, permitindo que a disputa fosse vencida pela Gautama.

Diálogos entre João Manoel, Fátima Palmeira e Zuleido Veras com Sergio Sa e Jorge Targa, que demonstram a negociação e reforçam a suspeita de que o convênio fora firmado com o Ministério das Minas e Energia direcionado para a construtora Gautama.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?