25 de março de 2007

 

O erro do PT e Lula foi não construir uma imprensa trabalhista alternativa

O erro do PT e de Lula foi o de não construir uma imprensa trabalhista alternativa
Na Revista do Brasil o jornalista Paulo Henrique Amorim abre o jogo sobre a imprensa brasileira. Comenta o caráter reacionário e anti-trabalhista da Rede Globo e grandes jornais e avalia que foi um erro do PT (e de Lula) não construir uma imprensa alternativa e trabalhista. E ainda avisa: a grande imprensa quer derrubar Lula.

LEIA TRECHOS DA ENTREVISTA
(http://www.revistadobrasil.net/)

Revista do Brasil - Existe imprensa independente no Brasil?

Paulo Henrique Amorim - A imprensa escrita brasileira, com exceção da CartaCapital, trabalhou, trabalha e trabalhará para abreviar o mandato do presidente Lula. Isso eu quero dizer que é o Estadão, a Folha, o Globo, o Zero Hora, para falar dos quatro principais jornais do país. Com a eleição do presidente Lula, caiu a máscara. A imprensa conservadora brasileira tem tradição de ser anti-trabalhista, militou contra Getúlio Vargas, contra Juscelino, contra Jango. Roberto Marinho contribuiu para sujar a imagem do Rio de Janeiro com o objetivo de prejudicar os dois governos de Leonel Brizola. Essa imagem que o Rio tem hoje, de ser a capital da violência, combinação de Chicago com Medellín, é produto da Rede Globo. Agora, elegeu-se um trabalhista, e eles começaram a militar contra. Como diz a professora Marilena Chaui, a campanha do impeachment começou no dia em que Lula tomou posse. Eu criei um índice, o IVDL, o Índice Vamos Derrubar o Lula. A imprensa brasileira, sobretudo a escrita, com exceção da CartaCapital, é engajada, partidária.

Revista do Brasil - A democratização do acesso à informação pode contribuir para o jornalismo independente ou derruba de uma vez por todas o mito e cada um vai assumir sua posição publicamente?

Paulo Henrique - Quando você fala em jornalismo independente, eu penso em um jornalismo desligado dos grandes grupos. E com o mínimo de recursos, muitas vezes. Hoje, com uma câmera de celular você filma. Não esqueça que a execução de Saddam Hussein foi gravada com celular e divulgada pelo Google. As redes de televisão dos Estados Unidos estavam pensando no que fazer com o vídeo, e o Google já tinha botado no ar. A eleição para o Senado americano foi decidida com um celular. O famoso senador que chamou um indiano de macaco perdeu a eleição porque foi para o YouTube.

Revista do Brasil - Além da Internet, há outros espaços para democratização?

Paulo Henrique - Os outros espaços estão na educação. No acesso do pobre à educação, associado ao acesso ao computador.

Revista do Brasil - Uma discussão que vem sendo feita nos movimentos sociais é um plano governamental para a democratização da comunicação.

Paulo Henrique - Eu acho que o movimento sindical brasileiro, o PT e o governo Lula bobearam. Eles menosprezaram o poder da imprensa conservadora. Nenhum dos três teve peito para enfrentar a imprensa conservadora e criar uma imprensa alternativa. O Brasil é o único país razoavelmente sério do mundo que não tem um jornal trabalhista. Um La República, um El País, não tem no Brasil. Culpa do movimento trabalhista, e aí eu incluo o PT, os sindicatos e o governo Lula. O governo achou que ia chamar a Globo, encantar a família Marinho. Eles são contra Lula desde Getúlio Vargas. Quando Getúlio morreu, o povo foi para a rua e fechou o jornal O Globo. A família Mesquita é contra Lula desde o Getúlio Vargas. Outro erro que o PT cometeu, que Lula cometeu, foi achar que eles eram diferentes dos trabalhistas, Getúlio, Jango, Brizola. Para os conservadores, não tem diferença. A diferença é a seguinte: o que é o problema número um do Brasil? A carga tributária ou a distribuição da renda? Essa é a questão. É como nos Estados Unidos. George Bush é a favor de tirar imposto de rico e Clinton é a favor de distribuir a renda. Aqui no Brasil, Getúlio, Jango, Brizola e Lula querem distribuir a renda. Do outro lado, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, que pode ter todas as idéias de esquerda, mas se comporta como homem de direita. Não me interessam as idéias do Serra, me interessa a prática do Serra.

Comments:
Desde o início do Governo Lula criticava a não iniciativa de um veículo de comunicação popular que tirasse o monopólio da informação da Rede Globo. Se já tivesse a campanha para derrubar Lula nos anos anteriores seria neutralizada. Mudando de assunto...Se você ainda não visitou o blog DESABAFO PAÍS (BRASIL) - http://desabafopais.blogspot.com/ . Convido que acesse hoje e conhecerás um espaço jornalístico livre, democrático e ainda podendo opinar e criticar os assuntos abordados. Nossas manchetes: 1) Monopólio da Rede Globo é criticado no Congresso; 2) Rebeldia - Deixando Deus de fora; 3) A Record peita a Globo; 4) E agora, Lombardi?; 5) Mais um oportunismo tucano; 6) Os exageros de Aécio Neves; 7) Pesquisa: O Senado Federal é necessário para o país?; 8) A polícia vingadora não perdoa, mata; 9) A drogalização da Igreja e 10) César Maia confessa: o objetivo da oposição é derrubar o governo. E muito mais. Um abraço, Daniel Pearl.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?