26 de fevereiro de 2007

 

Revista Teoria e Debate desmistifica déficit da Previdência

Ainda durante o processo eleitoral de 2006 corria em paralelo uma outra campanha: pela reforma da Previdência. Em meio a discussões sobre gastos públicos, esteve sempre presente na pauta o déficit previdenciário. Na edição de fevereiro de Teoria e Debate, o ministro Nelson Machado não só afasta a necessidade de uma reforma do sistema no país, a curto prazo, como esclarece a realidade das contas previdenciárias, atribuindo a quem é devido a sua cota no déficit.

Há outros estudos interessantes na revista. Albino Rubim, professor da FACOM (UFBA) comparece com dois trabalhos. Primeiro, o ensaio “Mídia, política e eleições de 2006”, e ainda uma resenha sobre o livro “Simulacro e poder - Uma análise da mídia”, de Marilena Chauí.

Outro tema também recorrente, o debate sobre o crescimento do país, se acende no momento em que é lançado o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O jornalista Wladimir Pomar chama a atenção para o fato de que é chegada a hora de discutir mais profundamente o tipo de crescimento econômico que as forças democráticas e populares querem para o Brasil, sob pena de um retorno à agenda neoliberal.

Já as perspectivas que se abrem com o PAC e com o novo Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte são tratadas respectivamente pelos economistas Amir Khair e Paul Singer.

A retomada de uma proposta de desenvolvimento terá de enfrentar ainda o desafio de compatibilizar política energética e preservação do meio ambiente. Nessa questão polêmica, defendem seus pontos de vista o professor Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás, os ambientalistas Liszt Vieira e Renato Cader e o presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado.

Partindo de sua experiência como coordenador financeiro da Campanha de Lula na eleição passada, o prefeito de Diadema (SP), José de Filippi, formula algumas propostas sobre financiamento eleitoral que devem ser debatidas em uma necessária reforma política. E o analista político Antônio Augusto de Queiroz traça o perfil do Congresso que emergiu das urnas nas eleições passadas sob a ótica de seus interesses, valores e setores de atividade.

A partir desta e nas próximas duas edições, Teoria e Debate circulará com o encarte Tribuna de Debate, uma publicação de textos de subsídio às discussões que precedem o 3º Congresso do PT, a se realizar em julho.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?