20 de outubro de 2006

 

Fundador do PSOL agora vota em Lula

Chico Oliveira deu a testa. Vai votar em Lula no segundo turno. Sociólogo, 72 anos de sabedoria, professor titular aposentado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, coordenador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (USP), Francisco de Oliveira divergiu do PT e do Governo Lula, sendo um dos fundadores do PSOL. É autor, entre muitos outros títulos, de “Crítica à Razão Dualista – o onitorrinco”.

Votou na doida. Agora vota em Lula e explica as diferenças entre as candidaturas do PSDB e do PT:

“Acho que a reeleição é uma nova eleição. Os espaços que tínhamos em 2002, de outra forma, voltam a se apresentar, como a questão das privatizações. Esse era um tema proibido durante o governo Lula e ainda mais na era de FHC. Os que dissentiram foram marginalizados. Por que esse tema volta agora a ser central? Por que se abre uma nova disputa. Por isso, eu considero a possibilidade de se votar em Lula.

Várias forças que atuaram dentro do PT voltam a ter chance de disputar esse governo. Estou disposto a voltar a correr esse risco, embora o governo não me agrade, seja capitalista e poderia ter avançado muito mais. Acho o voto nulo um equívoco. Há um espaço que pode se alargar. Há diferenças entre o governo Lula e um possível governo Alckmin.

Não espero mudanças na política econômica, ela continuará mesma. Mas há uma pequena chance de mudança. Por isso voto em Lula agora. E devemos usar oportunisticamente o fato de Lula precisar de votos agora, para colocar reivindicações que seu governo soterrou. Temos de atacar pelo lado social”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?