1 de julho de 2006

 

Lula vence no primeiro turno com voto dos pobres

MAS A MANCHETE MAIS COMPLETA É ESTA AQUI. LULA VENCE NO PRIMEIRO TURNO, COM O VOTO DOS POBRES E VENCE TAMBÉM NO SEGUNDO TURNO, SEGUNDO AS DUAS ÚLTIMAS PESQUISAS. OS TUCANOS ESTÃO COMEMORANDO O QUE MESMO?

As duas pesquisas mais recentes indicam que Lula ainda ganha no primeiro turno. A pesquisa Datafolha revela que, se a eleição fosse hoje, Lula teria 46% contra 45% da pesquisa de maio, o que representa 54% dos votos válidos. O candidato da oposição subiu 7 pontos percentuais, saiu dos 22% e detém hoje 29% das intenções de voto em todo o país, o que representa 35% dos votos válidos.

Já a pesquisa Vox Populi, divulgada pela revista Carta Capital, revela que Geraldo Alckmin saltou de 23% para 32% nas intenções de voto e Lula caiu de 49% para 45%. A reação de Alckmin está sendo debitada à sua presença maciça na TV durante o mês de junho combinada com os ataques grosseiros e anônimos ao presidente Lula no horário do PFL.

A subida nos índices de Alckmin é expressiva. Ainda assim Lula ganharia em primeiro turno.

O percentual de Lula é ainda maior que a soma de todos os seus oponentes. Na pesquisa Vox Populi, o resultado da intenção de voto espontânea mostra uma situação mais confortável para Lula. O presidente tem 35% das intenções de voto contra 17% de Alckmin. Em relação à pesquisa de maio, Lula manteve o mesmo percentual e Alckmin cresceu 5 pontos. Nessa pesquisa não foi apresentada sequer a lista de candidatos e como o eleitor cita o nome de preferência, o resultado é considerado como mais consolidado.

Segundo Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, a pesquisa espontânea revela que o voto ideológico está definido, bem como o voto dos pobres. A soma das opções nos candidatos, mais os votos brancos e nulos, mostra que mais de 60% dos eleitores já estão decididos e, em situação normal, não mudarão o voto”. O porcentual de adesão da população de baixa renda à candidatura de Lula é uma manifestação inédita na história eleitoral do País.

No universo dos eleitores com renda familiar de até um salário mínimo Lula massacra o adversário. Tem 61% das intenções de voto, contra 16% de Alckmin. Na faixa de um a cinco salários mínimos, Lula tem 45% e Alckmin conta com 33%. A situação muda no topo da pirâmide social. Na difusa categoria dos que ganham acima de dez salários mínimos (genericamente classificada de “os mais ricos”) Alckmin tem 40% contra 34% de Lula. Há, portanto, um viés de embate entre classes sociais.

Por que o voto em Lula? “O pobre está votando em Lula porque está convencido de que ele fez um bom governo, e pode fazer um segundo governo, no qual a vida dele será melhor. Nas pesquisas qualitativas feitas em todos os lugares do País eu percebo que os pobres manifestam intenção de voto no governo não apenas porque há um programa social chamado Bolsa-Família. Isso é uma parte, um símbolo da maneira de fazer o governo andar. Além disso, eles vêem o preço dos produtos de primeira necessidade estáveis ou em queda e o material de construção mais barato. Aumentou o acesso a eletrodomésticos modernos, mais uso de celulares, e eles já viajam de avião. Tem cada vez mais gente pobre usufruindo disso”, explica Coimbra.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno.

Lula venceria por 51% a 40%.

O voto espontâneo da pesquisa Datafolha após a ofensiva publicitária do PSDB na TV revelou que Alckmin subiu de 9% para 15% enquanto que Lula passou de 31% para 35%. Ou seja, Lula subiu 4 pontos e Alckmin subiu 6 pontos.

Os resultados das duas pesquisas deixaram a cúpula da campanha de Lula com os cabelos em pé. E novos apelos para mobilização estão sendo feitos.

Afinal, os tucanos estão comemorando o quê?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?