28 de junho de 2006

 

Baianos na lista dos 100 mais influentes no Congresso

O Diap divulgou hoje (28 de junho) a Edição 2006 da já tradicional lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso. O PT, com 22 parlamentares, continua sendo o partido com maior número de cabeças (22) no Legislativo. O PCdoB também se destaca, pois metade da bancada comunista figura na lista do Diap, que agora conta novamente com o nome do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Entre os 22 parlamentares do PT, da Bahia consta apenas o nome do deputado Walter Pinheiro. Mas o DIAP publica também uma lista de 41 parlamentares em ASCENSÃO. Desta lista constam Zezéu Ribeiro (PT-BA) e Nelson Pelegrino (PT-BA), Alice Portugal e Daniel Almeida, do PCdoB baiano e ainda Mário Negromonte (PP).

Dos 17 cabeças do PFL constam Antônio Carlos Magalhães, Antônio Carlos Magalhães Neto, José Carlos Aleluia e Rodolfo Tourinho.

Dos 14 do PSDB, da Bahia consta apenas o nome de Jutahy Magalhães Júnior.

Dos 14 do PMDB consta o nome de Geddel Vieira Lima.

O senador César Borges não consta da lista dos cabeças nem dos senadores em ascensão.

É mesmo uma nulidade.

Segundo o DIAP, os mais influentes foram identificados a partir de critérios quantitativos e qualitativos, apurados segundo a metodologia convencional da ciência política, que leva em consideração aspectos institucionais, reputacionais e de tomada de decisão. Pelo levantamento, conclui-se que os parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional têm formação superior, são profissionais liberais, defendem a economia de mercado, são predominantemente de centro, têm mais de um mandato, são oriundos de regiões ricas ou dos Estados ricos das regiões pobres, pertencem aos maiores partidos, destacam-se como articuladores e debatedores.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?