25 de julho de 2006

 

Geraldo Simões repõe a verdade sobre vassoura-de-bruxa no cacau da Bahia

O ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT) negou ontem (24) na Polícia Federal, a acusação absurda de ter criminosamente introduzido a vassoura-de-bruxa nos cacauais baianos. Foi tudo uma grande armação para atingir o PT. O cientista Gonçalo Pereira, coordenador do Projeto Genoma da Unicamp, desmontou a farsa e os pilantras que estão por traz serão identificados pela Polícia Federal.

Ficou patente que o réu confesso Luiz Henrique Franco Timóteo (lembram-se de Roberto Jefferson? também era réu confesso) foi instruído pelo ex-fitopatologista da Ceplac, o indiano Asha Ram. O próprio Asha Ram já figurou como suspeito de sabotar a cultura do cacau. Até o momento não há provas das denúncias vendidas à revista Veja. As únicas “provas” são as histórias fantasiosas do réu confesso.

Geraldo Simões acredita que a vassoura-de-bruxa foi introduzida na Bahia pelo fluxo permanente de funcionários da Ceplac e de cargas, depois que a cultura do cacau foi levada para os estados do Norte, com o Pro-Cacau. Geraldo Simões entregou à Polícia Federal documentos da Ceplac alertando as autoridades para o perigo das cargas de cacau. Lembrou inclusive um decreto do ex-governador João Durval Carneiro proibindo o transporte de cacau da região amazônica para a Bahia.

A Polícia Federal já sabe que o tal Franco Timóteo, primeiro, afirmou que o deputado federal Josias Gomes (PT) teria também participado da ação de sabotagem. Quando descobriu que Josias nem estava na Bahia na época, retirou às pressas a afirmação do depoimento registrado em cartório. O cara é um irresponsável e acredita na impunidade.

A Polícia Federal já sabe das ligações do indiano Asha Ram com Franco Timóteo. Falta agora descobrir quanto pagaram à revista Veja para as duas reportagens e quem pagou. Já se fala que o sr Franco Timóteo não recebeu apenas R$ 250 mil para assumir a trapaça, já se fala em R$ 1 milhão.

Eu não queria mais, aqui, comentar esse assunto. Mas, diante dos fatos é impossível ficar calado. Seria uma complacência de minha parte.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?