5 de dezembro de 2013

 

Depoimentos de torturados na Bahia encerram audiências públicas

 A TARDE (Patrícia França) -  Com os depoimentos do jortnalista e ex-deputado federal pelo PT, Emiliano José, da jornalista Mariluce Moura e do petroleiro aposentados e ex-deputado estadual cassado Wilton Valença, a Comissão Estadual da Verdade encerrou ontem (04/12) a série de audiências programadas para este ano.

NOTA DO BLOG BAHIA DE FATO – Na verdade, os depoimentos de ontem (04/12/2013) foram de Emiliano, Mariluce e Marival Caldas, este também petroleiro aposentado. Wilton Valença não pode comparecer por motivo de doença. Segue o texto de Patrícia França:
As sessões ocorreram no Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia. No total foram ouvidos nove baianos vítimas das violações de direitos na ditadura militar, entre 1964 e 1985.

Emiliano José falou de sua militância política na Ação Popular (AP) contra o regime militar e a prisão, em 1970. Ele foi preso por policiais do coronel Luiz Artur de Carvalho, então superintendente da Polícia Federal na Bahia.
“Indaguei porque estava sendo preso e ele (o coronel) disse que eu ia saber quando fosse colocado no pau”, lembrou Emiliano, que foi encaminhado ao quartel do Barbalho. “Sofritodo tipo de tortura, choque elétrico, afogamento, pau de arara”.

O jornalista disse que foi torturado pelo capitão Hemetério Chaves Filho, comandante da Polícia do exército e pelo capitão Gildo ribeiro, que era da PM. Condenado a sete anos de prisão, cumpriu quatro na Galeria F da Penitenciária Lemos Brito.
Outro depoimento emcionado foi o da jornalista Mariluce Moura. Presa grávida, em 1973, com o marido Gildo Macedo Lacerda, militante da AP, foram torturados no Barbalho. “É uma luta de quatro gerações”, disse Mariluce. Levado para Pernambuco, Gildo foi morto pela repressão. (A Tarde – 05/12/2013, página B2).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?