15 de maio de 2013

 

Repressão no Brasil em exposição na sede do TRE-BA


Está na Tribuna da Bahia: “A repressão no Brasil contada em exposição”, texto de Naira Sodré. Até o próximo dia 31 de maio, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, permanece a exposição itinerante “Direito à Memória e à Verdade”, da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República. São 21 imagens e textos contando a história da ditadura no Brasil. O TRE da Bahia tem um Centro de Memória, coordenado por Ana Cláudia Carvalho. Escolas e grupos podem agendar visitas coletivas.
A segunda parte da matéria da Tribuna: “A participação da Bahia no período”, comenta que a história da repressão no Brasil não pode ser contada sem a participação da Bahia. Houve muita repressão contra os trabalhadores do Pólo Petroquímico, as empresas faziam listas “negras” de nomes que não podiam ser contratados pela militância sindicalista e de oposição á ditadura. Muita gente ficou sem emprego.

AGENDA DO COMITÊ BAIANO PELA VERDADE
A matéria da Tribuna ainda faz referência à agenda do Comitê Baiano pela Verdade (CBV).

No próximo dia 17 de maio, sexta-feira próxima, ocorre a audiência da queixa-crime do ex-policial e pastor Atila Brandão, contra o jornalista Emiliano José, que publicou depoimentos que denunciam o ex-policial de torturar, em 1971, o militante Renato Afonso de Carvalho, hoje respeitado e conhecido professor de história em Salvador.
No dia 21 de maio, haverá audiência pública na Assembléia Legislativa da Bahia, para ouvir militantes, parlamentares, intelectuais, juristas, ex-presos políticos e seus familiares. A Comissão da Verdade da Assembléia Legislativa da Bahia será lançada nesta ocasião.

ENDEREÇO DA VARA CRIMINAL ESPECIAL onde vai acontecer a audiência da queixa-crime contra o jornalista Emiliano José: Rua Cruzador Bahia, nº 02, próximo ao Colégio Central, Nazaré. Estamos numa democracia e a reunião na rua é um ato de liberdade

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?