22 de fevereiro de 2013

 

Ponte Salvador-Itaparica vai transformar a Bahia


Logo de saída, 24 municípios terão sua distância de Salvador reduzida em mais de 40% com a construção da ponte Salvador-Itaparica. Este é apenas um entre os vários impactos positivos gerados a partir do equipamento, cujo edital para construção será lançado no início do próximo ano. A Secretaria do Planejamento, com José Sérgio Gabrielli à frente, está gerenciando os trabalhos. Outros 73 municípios também terão o trajeto encurtado. A ponte é coisa muito séria.
Os municípios que terão sua distância da capital baiana diminuída em mais de 40% são: Itaparica, Vera Cruz, Nazaré, Aratuípe, Salinas das Margaridas, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Dom Macedo Costa, Valença, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, Maragogipe, Varzedo, Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Laje, Amargosa, Mutuípe, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Camamu e Piraí do Norte.

Levantamento feito pela consultoria McKinsey & Company, empresa que está auxiliando o Governo do Estado na formatação da modelagem econômica e financeira, criação do plano de desenvolvimento da região e apoio aos estudos técnicos, aponta que à distância entre Vera Cruz e Salvador será encurtada em 94,8%, enquanto para Itaparica é 92%.
Os cálculos foram feitos considerando a distância rodoviária das cidades analisadas até o porto de Salvador, sem a ponte. Já com a construção da ponte, a projeção foi feita somando a distância rodoviária até Mar Grande e Vera Cruz (entrada da futura ponte) mais 12 quilômetros, que é a dimensão aproximada do equipamento, utilizando a BR 101 e não a BA 650. Não foi feita comparação com a realização do trajeto via ferry boat.

“O projeto é um plano abrangente de desenvolvimento socioeconômico da região do Recôncavo sob área de influência da Ilha de Itaparica, contemplando diversos aspectos, como: estratégia de desenvolvimento, intraestrutura física necessária, aproveitamento imobiliário, infraestrutura social necessária, estratégia de desenvolvimento humano, ambiente regulatório e instituições e organizações”, pontua o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli.
Além de Vera Cruz e Itaparica, pelo menos outros 73 municípios terão seu trajeto até a capital encurtados. Entre as mais beneficiadas estão também Nazaré (71,6%), Aratuípe (70%), Salinas das Margaridas (69,1%), Jaguaripe (65,8%), Muniz Ferreira (64,8%) e Dom Macedo Costa (60,8%).

Confira um infográfico que mostra a redução de tempo.
http://goo.gl/maps/luvz3

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?