2 de janeiro de 2013

 

Folha de S. Paulo critica falta de transparência no STF

Quando interessa, a Folha de S. Paulo aplaude o Supremo Tribunal Federal, como o julgamento de exceção contra integrantes do PT. Quando não interessa, a Folha de S. Paulo critica. Ao fazer um balanço da aplicação da Lei de Acesso à Informação, o jornalão cita a pouca transparência do Supremo, que sequer regulamentou a Lei da Acesso à Informação. Ou seja, a “suprema corte” se alinha aos poderes Executivo e Legislativo no não cumprimento da lei.

“Algo está muito errado quando o órgão responsável por defender a ordem jurídica e fiscalizar o cumprimento da lei se alinha com quem descumpre a norma” escreve o editorialista da Folha de S. Paulo se referindo ao STF, ao Ministério Público e ao Congresso Nacional.
Faltou à Folha reconhecer que a mídia se aproveita das informações divulgadas pelo Governo Federal e constrói absurdas manchetes espetaculosas e sensacionalistas. Não será isso que estará levando as instituições a empurrarem com a barriga a Lei de Acesso à Informação?

A Folha omitiu, no entanto, informações valiosas em seu balanço. A Agência Brasil informou que o Executivo Federal, desde maio de 2012, quando a lei entrou em vigor, recebeu 51,4 mil pedidos de informação, e garantiu uma taxa de retorno aos cidadãos de 95%, segundo dados da CGU. Ou seja, as instituições federais prestam contas públicas, o Supremo Tribunal Federal não.
 

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?