17 de maio de 2012

 

Chefes militares não aplaudem Comissão da Verdade. Eles apóiam torturas e assassinatos?

Na solenidade de instalação da Comissão Nacional da Verdade a foto da Folha de S. Paulo (quinta,17, pág A8) é constrangedora. O público inteiro aplaude a posse dos integrantes da Comissão Nacional da Verdade, mas, os chefes das Forças Armadas ficam de braços cruzados. O que eles querem dizer com isso? Quem apóiam as torturas, prisões, assassinatos e desaparecimento de corpos durante a ditadura militar? Que não querem que a verdade venha à tona? Que as Forças Armadas do Brasil são contra os Direitos Humanos? Mas que merda é essa?

Chega a ser ridícula essa história de abrandar um avanço da democracia com um argumento falacioso, segundo o qual também as violações aos Direitos Humanos praticadas pelos combatentes que lutavam contra a ditadura terrorista seriam investigadas. Investigar quem cara-pálida? Os guerrilheiros que foram mortos sob tortura? Os militantes que foram assassinados e tiveram seus corpos jogados ao mar ou incinerados em fornos de usinas? Não há o que apurar sobre atos da esquerda armada. Praticamente todos foram presos, torturados, assassinados e alguns poucos escaparam para o exílio.

É sintomático que na cerimônia de posse dos integrantes da Comissão da Verdade tenham estado presentes três presidentes da Repúblicas que foram perseguidos pela ditadura militar. Fernando Henrique Cardoso, professor universitário, foi cassado em 1969 e teve que se exilar no exterior; Luiz Inácio Lula da Silva, líder sindical, chegou a ser preso em 1980; Dilma Rousseff foi presa, torturada barbaramente e cumpriu pena de 1970 a 1973.

É mesmo uma grande bobagem falar em apuração de crimes da esquerda armada. A Comissão da Verdade veio para apurar graves violações dos Direitos Humanos cometidas por agentes do Estado, militares e civis, sob ordens expressas dos generais-presidentes.

As Forças Armadas continuam prestando um grande desserviço à Nação.

Mas, afinal, não precisamos das palmas deles. Precisamos é de revanche, justiça, cadeia para criminosos fardados psicopatas. E seus chefes. Estes militares aposentados, de pijama, que estão querendo fazer barulho, tem as mãos sujas de sangue.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?