2 de dezembro de 2011

 

Maternidade Pública de Betim (MG) recebe prêmio do Ministério da Saúde

Notícia boa em Minas Gerais. Um prêmio em reconhecimento pela excelência na administração do Sistema Único de Saúde (SUS) em Betim (MG), por meio de um modelo que prioriza a gestão participativa e o controle social. É o que a Prefeitura de Betim acaba de ganhar do Ministério da Saúde. Trata-se da 4ª edição do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa, no qual a atual diretora do Hospital Público Regional, Dra. Adriana Diniz de Deus, foi agraciada com o primeiro lugar na categoria sobre experiências exitosas de gestão participativa em municípios com mais de 50 mil habitantes.

O título do trabalho é Gestão Participativa na Maternidade Pública de Betim: Produzindo Saúde, Sujeitos e Coletivos. No texto, a médica relata sua experiência como diretora da instituição, de 2009 a 2010. “O nosso modelo de gestão é pautado pela qualidade da assistência e humanização do atendimento, por meio da gestão participativa com os demais gerentes e trabalhadores da unidade. É o mesmo desafio que procuro repetir agora, na diretoria do Hospital regional”, afirmou. A médica conta que foi apenas a autora do trabalho escrito, mas o mérito é de todos que trabalham duro diariamente em prol de um atendimento cada dia melhor naquela unidade.

Para a prefeita Maria do Carmo Lara (PT), o prêmio é o reconhecimento de um esforço coletivo dos gerentes e dos demais trabalhadores da Maternidade Pública de Betim e vem acrescentar à atual administração pública de Betim, um bom exemplo de gestão.

O objetivo do prêmio é promover o reconhecimento e a divulgação de experiências exitosas de gestão participativa em saúde nos serviços, organizações e movimentos sociais. Puderam se inscrever gestores, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais, ou seja, todos os atores que vivenciaram experiências bem-sucedidas de gestão participativa no SUS. São três categorias, contemplando municípios com menos de 50 mil habitantes, mais de 50 mil e ainda iniciativas de âmbito estadual. Os dez melhores em cada categoria serão publicados.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?