29 de novembro de 2011

 

Revista Carta Capital promove seminário Diálogos Capitais em Salvador

A revista Carta Capital promove dia 6 de dezembro, em Salvador, o seminário “Diálogos Capitais: O Nordeste do Século XXI”. Vai mostrar que a região cresce num ritmo superior ao da média nacional e gera emprego e renda em todos os estados. Três governadores estarão presentes. Jaques Wganer, da Bahia, fará a primeira palestra; À tarde, Eduardo Campos, de Pernambuco, e o encerramento será com Cid Gomes, do Ceará. Mino Carta, obviamente, vai abrir o seminário.

A programação é exaustiva. A consultora Nelma Santos fala sobre a pesquisa Ibope: Nordeste, uma grande reserva de mercado; André Vital, diretor da Odebrecht, fala sobre Infraestrutura; Otto Alencar fala sobre Integração de governos estaduais; Márcio Pochmann, do IPEA, sobre geração de emprego.

À tarde, Jurandir Santiado, presidente do BNB, discorre sobre desafios do financiamento; Fernando Bezerra Coelho, ministro da Integração, fala sobre integração Nordeste/Sul; Tânia Bacelar obre distribuição de renda; Ladislau Dowbor fala sobre economia a serviço da sociedade.

Um número especial da revista Carta Capital vai documentar o seminário. O tom é a nova onda de crescimento do Nordeste. Na última década, o Nordeste cresceu a taxas chinesas, impulsionado pelo aumento do salário mínimo e pelos programas sociais. Esgotado este ciclo as obras de infraestrutura da Copa do Mundo se constituem numa nova oportunidade, ao lado da atração de grandes projetos industriais. Infraestrutura, microcrédito, interiorização do crescimento econômico e turismo serão os grandes temas.

O filósofo Antônio Risério vai falar, na revista, dos impactos socioculturais do crescimento da última década. Aumentou a autoestima nordestina? Como os nordestinos vêem o Brasil?


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?