26 de novembro de 2011
Políticos e mídia atacam inspeção veicular em São Paulo
Sou petista. Mas não sou burro. Há um estranho ataque na Folha de São Paulo (25/11) ao que é de melhor na administração de Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, independente de injunções políticas. O Ministério Público ingressou com uma ação civil pedindo à Justiça o cancelamento da inspeção veicular na cidade de São Paulo, por suspeita de irregularidades. O contrato da prefeitura é com a empresa Controlar. A inspeção veicular é o que há de melhor na administração municipal.
A inspeção veicular preserva o meio ambiente, fiscalizando a emissão de gases no meio ambiente. Há muitos interesses contrariados da indústria automobilística e, claro, na disputa política. Mesmo o PT ganhando a eleição para a prefeitura de São Paulo, não há como dispensar a inspeção veicular. A ação do Ministério Público é tão politizada (no mal sentido) que pede o afastamento do prefeito Kassab e o ressarcimento aos cofres públicos de supostos prejuízos provocados à população. Cheira a discurso de palanque. Segundo a ação, há uma sucessão de atos administrativos praticados sob o pretexto humanístico da preservação da meio ambiente e da vida.
A ação é tão absurda que está avaliada em R$ 1 bilhão e pede o seqüestro dos bens de Kassab e dos controladores da Controlar - a empresa pioneira no Brasil em inspecionar veículos. Evidentemente, há uma disputa também pelo contrato ganho pela Controlar em licitação pública. O argumento da promotoria é de que a empresa Controlar não demonstrou condições técnicas e capacidade econômica para prestar o serviço. Obviamente, é um absurdo. É pura política. Não há previsão de quando a ação será julgada. A fiscalização da Controlar vem trazendo benefícios com a redução da poluição e uma economia comprovada de R$ 78 milhões ao sistema de saúde. A Folha de São Paulo parece que está fazendo o jogo de grupos interessados em derrubar a Controlar. Simples assim.
A Controlar é um exemplo para o Brasil e a Bahia precisa de uma inspeção veicular deste tipo, para acabar com esta esculhambação da poluição no trânsito de Salvador.