18 de novembro de 2011

 

Diálogos com o sociólogo Zygmunt Bauman – II


O MUNDO PÓS-MODERNO: A CONDIÇÃO SOCIAL
“O que aconteceu no século 20 foi uma passagem de toda uma Era da História mundial, ou seja, da sociedade de produção para a sociedade de consumo. Por outro lado, houve os processos de fragmentação da vida humana. Quando eu era jovem, isto é, séculos atrás, ficamos impressionados com Jean Paul Sartre, que nos disse que precisávamos criar um PROJETO DE VIDA, prosseguir passo a passo de forma consistente, ano após ano, chegando cada vez mais próximo deste ideal.. Agora, conte isso aos jovens de hoje e eles rirão de você.

Nós temos grandes dificuldades em adivinhar o que vai acontecer conosco no ano que vem. O projeto de uma vida inteira é algo difícil de acreditar. A vida é dividida em episódios. Não era assim no princípio do século 20. As sociedades foram individualizadas. Em vez de se pensar em qual comunidade se pertence, a qual Nação se pertence, a qual movimento se pertence etc tendemos a redefinir o significado da vida, o propósito da vida, a felicidade na vida, para o que está acontecendo com uma própria pessoa, as questões da identidade que tem um papel fundamentalmente importante hoje no mundo.

Você tem que criar sua própria identidade, você não a herda. Não apenas você tem que fazer isso a partir do zero, mas você tem que passar sua vida redefinindo sua identidade, porque os estilos de vida, o que é considerado bom para você e ruim para você, as formas de vida atraentes e tentadoras mudam tantas vezes na sua vida. Se eu tentasse listar as coisas que saíram de moda a esse respeito, que mudaram nos 86 anos de minha vida, provavelmente eu levaria horas aqui apenas para listar todas elas.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?