31 de julho de 2011

 

As mudanças na mídia virão das ruas

Venício Lima é professor titular aposentado de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília. É autor do livro “Regulação das comunicações – História, poder e direitos”. Tornou-se importante referência na luta pela regulação da mídia no Brasil. O assunto é demonizado pelas corporações midiáticas como um “ataque à liberdade de expressão”, mas, aos poucos vai ganhando espaço e clareza, graças à Internet.

Na Agência Carta Maior, assina o artigo “Mídia: as mudanças virão das ruas”. Ele comenta que o escândalo envolvendo o tabloide inglês “News of the World” de nada adiantou para mudar a postura da grande mídia brasileira. A ação criminosa do tablóide é vista como um fato isolado. Não causou surpresa. A grande mídia tem um histórico de rejeição à democracia e de recusa ao diálogo.

Ele pergunta: Por que a idéia de qualquer regulação do setor, a exemplo do que existe em outros países democráticos, incomoda tanto a grande mídia brasileira? Por que o debate continua interditado?

Ele responde: os interesses da mídia estão vinculados aos interesses das oligarquias políticas e setores empresariais. Estamos longe da democracia. O liberalismo brasileiro sempre foi excludente. Aos poucos, os brasileiros vão se dando conta do imenso poder que os donos da mídia tem nas mãos e como eles sonegam e escondem as vozes de milhões de pessoas. Ele festeja a criação na Bahia do Conselho Estadual de Comunicação Social, a ser instalado em agosto. Pode ser este o caminho: a consciência da cidadania, um caminho que independe dos donos da grande mídia, a voz rouca da cidadania, nas ruas.

NB - Venício Lima veio recentemente a Salvador como debatedor do seminário “Marco regulatório e políticas locais de comunicação na Bahia”. Como ele ficou para o fim de semana, eu o levei para saborear um peixe com gosto de peixe no Restaurante do Prefeitinho, em Guarajuba. Sol, mar, mesa debaixo da castanheira secular, o intelectual mineiro bebeu umas três doses da rosca de umbu-cajá e se deliciou com a entrada de petitinga frita, aquele peixinho minúsculo. Não deu para continuar o debate. “Desviamos” para assuntos aleatórios. Descobri que viemos da JUC de Belo Horizonte, ele descobriu que eu sou irmão de Nilmário Miranda, que dialoga muito com ele, e descobrimos que ambos nascemos a 13 de maio de 1945. Pode?
Sem esquecer a agradável companhia de Cláudia Cardoso, diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul, que também nasceu no mês de maio e se deliciou com as águas quentes de Guarajuba. E agora está penando o frio insuportável...a Bahia te espera.


LEIA EM CARTA MAIOR

Comments:
Como assim, só tu e o Venício nasceram dia 13 de maio e se deliciaram com petitinga frita?
MAGOEI! rsrsrsrs...

Beijo desde Porto Alegre, enrolada numa manta de pura lã pra suportar o frio dentro de casa... :-)

Claudia Cardoso
dialogico.blog@gmail.com
 
Ah, legal!

Dia mais ameno, em Porto Alegre, com sol: 15 graus. :-)

Abraço!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?