16 de maio de 2011

 

Petistas baianos criticam falta de debate político no partido e criam uma nova tendência interna

Portal Bahia Toda Hora - Fortalecimento. Essa é a palavra de ordem da nova tendência interna do Partido dos Trabalhadores, criada no sábado (14) por cerca de 300 lideranças do PT da Bahia: a “Articulação CNB”, integrada pelos deputados federais Emiliano José, Geraldo Simões e Joseph Bandeira, pelos deputados estaduais J. Carlos e Rosemberg Pinto, e por dezenas de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças petistas de várias regiões do Estado.

O termo “fortalecimento” é citado nada menos que sete vezes no parágrafo inicial da “Carta de Salvador”, o documento final do encontro, como objetivo do novo campo político petista: fortalecimento do partido; fortalecimento do governo Dilma; fortalecimento do governo Wagner; fortalecimento dos deputados e lideranças estaduais do partido; fortalecimento dos prefeitos, vereadores e lideranças regionais e municipais do PT; fortalecimento dos movimentos sociais; e fortalecimento da militância partidária, sindical e popular.

A reunião, que começou às 10h e prolongou-se até 16h, no Hotel Sol Bahia, foi marcada por discursos inflamados, reclamando da ausência de debates políticos na tendência “Construindo um Novo Brasil” (CNB), à qual a maioria pertencia até então. O rompimento, conforme asseguraram vários oradores, deveu-se sobretudo a uma certa desarticulação da CNB na Bahia. Daí as reclamações por mais debates internos e a necessidade de garantir voz às lideranças de base.

Não houve críticas ao governo Dilma e muito menos ao governo Wagner. Muito pelo contrário: os oradores defenderam as conquistas obtidas nas duas administrações, mas também manifestaram interesse em assegurar à nova tendência uma participação no governo que ajudaram a eleger.

O documento final do encontro defende ainda o lançamento do máximo de candidaturas próprias para as prefeituras e câmaras de vereadores nos municípios em 2012, com o objetivo de consolidar o projeto petista e fazer com que a aliança construída nas últimas eleições “seja consolidada com uma diretriz clara de esquerda, que sempre definiu nosso programa”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?