23 de maio de 2011
Fundação Getúlio Vargas vai oferecer cursos em Ilhéus e Feira de Santana
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) abriu processo de licitação para instalar cursos de pós-graduação e MBA`s em Feira de Santana e Ilhéus. As instituições que vencerem o processo licitatório fecham um acordo com a FGV pelo qual se comprometem a oferecer instalações novas, computadores e transmissão de aulas via Internet, a seguir o currículo estabelecido pela fundação e a pagar os professores. Além disso, os franqueados pagam ainda 15% da receita.
A estratégia está dando certo e atualmente a FGV está presente em 100 cidades do País. Escolas semelhantes às que serão abertas em Ilhéus e Feira de Santana também serão instaladas em Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MT), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Criciúma (SC) e Lages (SC). As parcerias locais têm um objetivo: manter uma taxa anual de crescimento de 20% com cerca de 18 mil novos alunos matriculados em seus cursos todo ano.
Os cursos vão depender da demanda. Geralmente, o mais solicitado é o de Gestão Empresarial, seguido de Administração e depois Engenharia. O curso de Gerenciamento de Projetos está em alta, em função dos grandes projetos que o Brasil desenvolve. Também são procurados os de Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. A FGV só tem uma exigência: não usar professores locais. Eles dizem que o objetivo é trocar conhecimento entre diferentes regiões do País.
Entretanto, para os cursos de pós-ADM, existentes em mais de 50 cidades, a estrutura é diferente. De um estúdio transmite aulas ao vivo, com palestras de 10 a 15 minutos. Depois, um professor local, executivoi do setor ou que tenha proficiência na disciplina, discute o “case”. Ao final da aula, o professor titular retorna comentando o exercício. A FGV pesquisou o mercado de chegou á conclusão que os alunos são cada vez mais jovens, já saem da faculdade procurando uma pós-graduação. O novo produto da FGV é para este pessoal. (Com informações do Valor). Blog Bahia de Fato.
A estratégia está dando certo e atualmente a FGV está presente em 100 cidades do País. Escolas semelhantes às que serão abertas em Ilhéus e Feira de Santana também serão instaladas em Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MT), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Criciúma (SC) e Lages (SC). As parcerias locais têm um objetivo: manter uma taxa anual de crescimento de 20% com cerca de 18 mil novos alunos matriculados em seus cursos todo ano.
Os cursos vão depender da demanda. Geralmente, o mais solicitado é o de Gestão Empresarial, seguido de Administração e depois Engenharia. O curso de Gerenciamento de Projetos está em alta, em função dos grandes projetos que o Brasil desenvolve. Também são procurados os de Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. A FGV só tem uma exigência: não usar professores locais. Eles dizem que o objetivo é trocar conhecimento entre diferentes regiões do País.
Entretanto, para os cursos de pós-ADM, existentes em mais de 50 cidades, a estrutura é diferente. De um estúdio transmite aulas ao vivo, com palestras de 10 a 15 minutos. Depois, um professor local, executivoi do setor ou que tenha proficiência na disciplina, discute o “case”. Ao final da aula, o professor titular retorna comentando o exercício. A FGV pesquisou o mercado de chegou á conclusão que os alunos são cada vez mais jovens, já saem da faculdade procurando uma pós-graduação. O novo produto da FGV é para este pessoal. (Com informações do Valor). Blog Bahia de Fato.