22 de maio de 2011

 

Exército vai combater desmatamento? Vai dar merda

Leio na Folha de São Paulo (20 de maio) a manchete “Exército e Força Nacional vão combater desmatamento”. As duas forças vão atuar, com a Polícia Federal e servidores do IBAMA, nas ações para conter a alta do desmatamento na Amazônia detectada pelo Governo Federal. O sistema DETER de monitoramento por satélite indicou crescimento de 27% no ritmo de derrubada. Com o debate sobre o Código Florestal o desmatamento em abril cresceu 473% em comparação com o primeiro bimestre de 2010.

É preocupante. Os oficiais e recrutas do Exército Brasileiro continuam seguindo a mesma cartilha da ditadura militar, que inclui tortura, desaparecimentos e assassinatos. Nada mudou nas academias militares. Lá, eles aprendem antigas lições.

Os militares e agentes federais vão se somar aos mais de 500 funcionários do IBAMA que já estão em Mato Grosso, estado que concentrou a maior destruição da mata. Apenas em abril, como efeito “Aldo Rebelo (PCdoB)”, foram derrubados 408 km².

A preocupação sobre a metodologia castrense procede. Em 2008, as operações causaram insatisfação e revolta na população local por abusos cometidos.

Imprensa e Ouvidoria deveriam acompanhar a eco-repressão.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?