22 de maio de 2011

 

Banco do Povo leva microcrédito produtivo a Brumado

A Instituição Comunitária de Crédito Conquista Solidária – Banco do Povo desde abril deste ano funciona em Brumado. A inauguração faz parte do projeto Expansão Solidária do ICC Banco do Povo que, fundado em Vitória da Conquista, já atendia Anagé, Barra do Choça, Cândido Sales, Planalto e Poções. Trata-se de uma iniciativa exitosa do primeiro mandato do prefeito Guilherme Menezes, do PT de Vitória da Conquista.

Com efeito, criada com uma doação de R$ 150 mil da Prefeitura Municipal de Conquista, ao longo de 11 anos a instituição comunitária de crédito produtivo recebeu aportes do BNDES, SEBRAE e da Agência de Fomento do Estado da Bahia – DESENBAHIA. Desde 3 de abril de 2000, quando começou efetivamente a operar, o Banco do Povo de Conquista emprestou um montante que hoje ultrapassa R$ 27 milhões, sempre com foco nos pequenos comerciantes - 60% deles mulheres.

Quem desconhece a história indaga sempre pelas razões da hegemonia política do PT de Vitória da Conquista. Pesquisem na vertente inclusão social. Ainda no primeiro mandato do prefeito Guilherme Menezes (PT), a prefeitura municipal foi a principal articuladora da fundação do Banco do Povo. Atuou como interlocutora junto à sociedade civil organizada, propôs o formato de instituição autônoma, com foco no desenvolvimento e apoio aos micro e pequenos empreendedores.

Cartorialmente constituída em 20 de maio de 1999, começando a operar em 3 de abril de 2000, a instituição nasceu como Organização Não Governamental (ONG), com a razão social Instituição Comunitária de Crédito Conquista Solidária Em setembro de 2002, foi qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tornou-se assim a primeira OSCIP de microcrédito produtivo no interior do Brasil.

Ao longo de sua trajetória, a OSCIP firmou-se como referência nos fóruns de microcrédito produtivo orientado, como exemplo exitoso da microeconomia de fomento ao empreendedorismo baseado na solidariedade. Agora, Brumado está tendo oportunidade de usufruir deste bom exemplo de política de inclusão social produtiva de forma sustentável. Uma iniciativa do PT de Vitória da Conquista. E depois de Brumado virá Itapetinga. (Com informações do Blog do Fredinho).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?