20 de janeiro de 2011

 

Novo secretário de Cultura aplaude política cultural implantada por Márcio Meirelles

Não é tarefa fácil ser Secretário de Cultura na Bahia. Os recursos nunca dão para a produção cultural de um Estado tão criativo. Durante décadas, apenas teatrólogos e atores da capital recebiam os favores governamentais.

Quando Márcio Meirelles implantou a interiorização dos recursos para a cultura, foi um pega pra capar. Teatrólogos e atores, que não levavam muito a sério as notas fiscais das prestações de conta, foram às ruas e representaram uma pantomima nas ruas do Pelourinho. Com o apoio dos sócios na mídia, foi desgastante.

Márcio Meirelles completou quatro anos de administração da Cultura com muito sucesso. No interior, onde não tem teatrólogos e atores, associados a jornalistas, com interesses contrariados, ele é uma unanimidade.

Fiquei aliviado com uma reportagem assinada por Ceci Alves, no Correio. O novo secretário da Cultura, Albino Rubim, afirma que “a política de interiorização é brilhante e tem que ser continuada”. A outra preocupação – afirma o texto – é que o movimento da cultura busque, cada vez mais, incorporar o cidadão.

Mais adiante, Albino Rubim declara que a secretaria tem que manter a lógica instituída por Márcio Meirelles, que é trabalhar os territórios de identidade, uma política que cultural que seja estadual e não apenas do Pelourinho e de Salvador.

Um ator famoso fez reparos ao fato do novo secretário da Cultura ser um acadêmico, com Mestrado, Doutorado, e muitos estudos. É a primeira vez que vejo alguém fazer reparo pelo fato de alguma autoridade ser bem preparada. O normal são os Tiriricas da vida em postos de comida, digo, comando. Mas eu entendi o recado. Tem gente que prefere produtor cultural no posto, para liberar rapidamente o dinheiro, sem burocracia, e viva meu pirão primeiro.

O problema é que tem teatrólogo e teatróloga que acham que cultura é somente o teatro deles. Um bom conselho seria dar logo o mensalão deles?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?