2 de dezembro de 2010

 

Semana do Ministério Público começa com apelo à unidade e homenagens

O procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva, ao abrir a Semana do Ministério Público 2010, no Fiesta Convention Center, em Salvador, definiu o encontro como um instante singular de “debate sobre questões institucionais que afligem o Ministério Público tendo como foco o interesse público” e também uma forma de homenagear pessoas que marcaram a história institucional em diversas área de atuação. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também pregou a unidade: “temos que evitar a todo custo que nossos adversários sejamos nós mesmos”.

PRÊMIO PARA EMILIANO

O Ministério Público baiano outorgou (01/12) ao jornalista e ex-deputado federal Emiliano José o 'Prêmio J.J. Calmon de Passos', concedido pelo MP a personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade na defesa dos Direitos Humanos.

Professor aposentado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, onde lecionou por 25 anos, o jornalista e escritor Emiliano José, que foi perseguido e preso durante o regime militar, aproveitou a oportunidade para, além de agradecer ao Ministério Público pela homenagem, lembrar de todos aqueles que, no passado, lutaram pela redemocratização do Brasil. “Passamos 21 anos em uma ditadura que matou, torturou e produziu cicatrizes profundas na alma da nação brasileira”, recordou o homenageado, afirmando que a luta pelos Direitos Humanos se deu a partir dali.

Em razão disso, ele destacou que divide a homenagem com os milhares de companheiros que abraçaram esta luta, que é “contínua e atual”. “Nenhuma violação aos Direitos Humanos se justifica”, enfatizou o jornalista.

MEDALHA PARA LUIZ CALDAS

Também foi outorgada a 'Medalha do Mérito do Ministério Público', pelos relevantes serviços prestados à sociedade e ao Ministério Público na defesa da cidadania, ao médico e ex-governador da Bahia Roberto Santos; à servidora do MP, Rose Folly, que afirmou ter orgulho de ter pertencido durante 22 anos aos quadros do MP, uma “instituição que foi um dos pilares da democracia conquistada pelo país após a Constituição”; e ao músico Luiz Caldas, que participou da campanha institucional 'Acessibilidade, a vida pede passagem', em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e agradeceu afirmando que “o Ministério Público é a voz atuante da sociedade”.

Na oportunidade, os ex-procuradores-gerais de Justiça Marcelo Duarte Guimarães, Manoel Pereira da Silva, Carlos Alberto Dultra Cintra, Fernando Steiger Tourinho de Sá e Marta Karaoglan, e o procurador-geral de Justiça Wellington César, também receberam a 'Medalha Comemorativa do IV Centenário do Ministério Público'.

TERMO DE COOPERAÇÃO

Durante a solenidade de abertura da 'Semana do MP', os Ministérios Públicos estadual e federal, por intermédio do procurador-geral de Justiça Wellington César e do procurador-geral da República Roberto Gurgel, assinaram um termo de cooperação técnica objetivando a agilização de procedimentos investigativos, mediante a utilização do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba), que permitirá a intensificação do combate à lavagem de dinheiro no estado. Desenvolvido pelo MPF, o sistema será instalado no Núcleo de Investigações Criminais (NIC) do MP baiano, facilitando e dando maior celeridade ao processamento de dados decorrentes de quebra de sigilo bancário.

Cobertura com fotos no site do MP Bahia

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?