17 de setembro de 2010

 

UFRB comemora recorde de público da SBPC no Recôncavo Baiano e desmoraliza revista Veja

O repórter da fina flor da Editora Abril, a revista Veja, em matéria que ficou famosa no Recôncavo Baiano, intitulada “Pecados Pouco Originais”, esforçou-se em mostrar a inutilidade e o desperdício de dinheiro público que é, segundo eles, a UFRB. Tolinhos…

Afinal, como justificar este “elefante branco no meio do sertão”?

Bom. A quebra do recorde de público em reuniões regionais da SBPC mostra porque a Veja confunde sertão com recôncavo. Eles não conhecem o Brasil. E não conhecem as necessidades de nosso povo.

A SBPC no Recôncavo Baiano superou todas as expectativas e teve recorde absoluto de público. A média de público que era de três mil inscritos, nas reuniões regionais, no encontro da SBPC na UFRB passou os 12 mil inscritos. Quatro vezes mais inscritos que a média histórica dos encontros regionais da SBPC. Um desperdício, diria a Veja.

A UFRB sai do encontro ainda maior, para o desespero das vivandeiras da editora Abril.
Esta é a importância da interiorização do ensino superior federal. O Recôncavo Baiano agarrou a sua chance e o nosso povo compareceu em massa a este grande encontro científico.
Fonte: Portal O Recôncavo (Charles Carmo)

Informe da UFRB

UFRB comemora recorde de público da SBPC no Recôncavo Baiano

Com mais de 12 mil inscritos em suas atividades, a Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência) no Recôncavo Baiano, superou todas as expectativas. A média de inscritos nas reuniões regionais anteriores era de três mil participantes, no Recôncavo este público foi quatro vezes maior.

O encontro da SBPC em Cruz das Almas tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Recôncavo” e começou na terça-feira (14/09), se encerrando nesta sexta-feira (17/09). Ao final do encontro terão sido realizadas 12 conferências, 13 mesas-redondas e 68 minicursos, além das diversas atividades culturais que marcaram o encontro.

O público recorde em encontros regionais da entidade é comemorado pela organização do evento e pelo Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif. “A SBPC ratifica a vocação da UFRB de ter os pés no Recôncavo e o olhar para todo o globo. O envolvimento de toda a comunidade do Recôncavo foi determinante para o sucesso do evento. É gratificante ver que não só a comunidade acadêmica, mas também os professores e alunos do ensino básico participaram ativamente deste grande encontro científico”, afirmou Paulo Gabriel.

Com 23 anos, a estudante de jornalismo Lorena Souza participa pela primeira vez deste encontro. “Estou achando interessante porque a SBPC abre espaço para todo mundo. A gente vê a SBPC Mirim abrindo espaço para o ensino básico, eu nunca vi isso no ensino básico, esta integração com a universidade incentiva estes estudantes a buscarem o conhecimento”, afirmou Lorena, que durante o encontro vai apresentar seu trabalho de iniciação científica.

Para Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB e um dos principais responsáveis pelo encontro, “o evento superou todas as expectativas, mobilizou toda a região e todos os segmentos sociais. A SBPC sacudiu o Recôncavo. A população teve a oportunidade de conhecer diferentes temas sobre ciência, tecnologia e inovação e o Brasil voltou seus olhos para o Recôncavo Baiano”, afirmou Carlos Alfredo.

A reunião da SBPC no Recôncavo foi marcada pela diversidade étnico-cultural. Para a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Dias, o encontro atesta “a importância de agregar acadêmicos, pesquisadores, a comunidade interna e os diferentes saberes das comunidades locais em torno da pesquisa, extensão, políticas de equidade e de desenvolvimento regional”, concluiu Rita Dias.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?