27 de setembro de 2010

 

Artistas populares se apresentam no 16º Festival de Violeiros, em Valente

Deu no site Notícias do Sisal. Sábado (26), em Valente (BA), aconteceu o 16º Festival de Violeiros da Região do Sisal da Bahia. Os artistas populares se apresentaram na Casa Brasil, com apoio da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel. Trata-se da mais importante manifestação cultural da região do semiárido. Os candidatos Emiliano (deputado federal) e Fátima Nunes (deputada estadual) foram lembrados pelo apoio dado à reconstrução do CineClube, através de emenda parlamentar.

O 16º Festival de Violeiros atraiu muitos artistas populares de várias cidades (Ichu, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Serrinha e Valente) da região semiárida baiana e representantes de Salvador. Também participaram vários grupos culturais (samba de roda, reisado, cantiga de roda). Estavam presentes lideranças sindicais e comunitárias rurais e urbanas.

Neca representou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (STRAF-Valente); Ismael Ferreira representou a APAEB, Celita representou a Cooperativa de Crédito Rural (Sicoob). A Câmara de Vereadores de Valente foi representada pelos vereadores Maria Madalena (Leninha) e Agnaldo, ambos do PT.

CULTURA POPULAR
Foram quatro as modalidades apresentadas e em disputa pelos artistas violeiros no festival. Nas modalidades assunto e verso livre, os violeiros desenvolveram de improviso os temas, cantando questões relacionadas à realidade do sertão. Na modalidade motes, os violeiros tiveram que fazer os versos de sete e dez, diretamente ligados aos temas sorteados na hora.

Duplas de seis municípios se apresentaram: Antônio Queiroz e Lavandeira (Valente), Davi Ferreira e Curió (Ichu), Passarinho e Mundinho (Conceição de Coité), Bráulio Pinto e Jota Carneiro (Serrinha), Leandro e Paraíba da Viola (Salvador), Antônio Maracujá e Nadinho (Riachão do Jacuípe) e Bem-Te-Vi e Sabiá (Serrinha/Coité). Na mesa julgadora, participaram Adnito Oliveira, Pedro Amilton, Hamilton Messias e Soraya Oliveira.

Com informações do site Notícias do Sisal.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?