26 de setembro de 2010

 

Instituto Millenium conspira contra democracia

Em 1º de março deste ano, o Instituto Millenium começou sua ofensiva golpista, ao promover o “1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão”, na verdade, uma articulação para unificar o discurso midiático de direita contra Lula, Dilma, o PT e esquerdas e os movimentos sociais, durante as eleições. Desde então, a mídia passou a pautar a oposição. À época ficou famoso o discurso raivoso do ex-cineasta Arnaldo Jabor, do tipo “se queres a paz, prepara-te para a guerra”.

As pesquisas eleitorais desfavoráveis a Serra (PSDB) e sua iminente derrota levaram à radicalização do Instituto Millenium. O candidato José Serra (PSDB) participa abertamente da conspiração. No início de setembro, ele aceitou fazer uma palestra no Clube da Aeronáutica. Prevaleceu o mesmo tom de uma suposta ameaça à liberdade de expressão.Uma indignidade para um candidato a presidente.

Em novo evento (23/09/2010), desta vez um debate intitulado “A Democracia ameaçada – restrições à liberdade de imprensa”, realizado no Clube Militar do Rio de Janeiro, um ninho de torturadores de pijama, eles pregaram abertamente o golpe militar.

Maurício Thuswohl, da Rede Brasil Atual, considerou o evento como uma espécie de “preparação” dos segmentos conservadores. Eles pediram “vigilância” aos militares sobre um eventual governo de Dilma Rousseff, considerado por eles um risco à democracia. Do debate participaram os jornalistas Merval Pereira (Globo), Reinaldo Tavares (revista Veja) e Rodolfo Moura, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

A plateia de militares de pijama ouviu em silêncio os conselhos de prudência e vigilância contra o terceiro mandato consecutivo de esquerda no Brasil. Entre as “ameaças” citadas incluíram o III Plano Nacional de Direitos Humanos, as propostas de mudança na produção cultural e as conferências setoriais realizadas pelo Governo Lula. Em particular, criticaram as propostas de criação do Conselho Nacional de Jornalismo e da Agência do Cinema e Aúdio Visual (Ancinav).

Em resumo, ameaça à democracia é tudo que ameaça mexer no bolso deles. O jornalista Merval Pereira, porta-voz da Rede Globo, chega a ser grotesco. Segundo ele, os proprietários dos meios de comunicação já decretaram os limites para “Lula e seu grupo”. Consideram-se os donos do Brasil. O raivoso Reinaldo Azevedo, da revista Veja, babava ao falar do ato de protesto contra a mídia golpista, em São Paulo, e elogiava os militares “que no passado fizeram a ditadura e agora querem a democracia”.

Eles podem não ter gás para o golpe, mas que são golpistas, são.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?