20 de junho de 2010

 

Estou em campanha antecipada por Dilma, Wagner e Emiliano (PT) para deputado federal

Estou em campanha eleitoral antecipada. Sou um cidadão livre e exerço meus direitos. Peço votos para Dilma presidente, Wagner governador da Bahia, Lídice e Pinheiro senadores, e Emiliano José (PT) para deputado federal. Tenho uma queda pela candidatura da combativa vereadora de Salvador, Vânia Galvão, para deputada estadual.

Para deputado federal não tenho dúvidas. Difícil encontrar um candidato com o perfil político de Emiliano José. Tem a virtude de ter sido preso político por ter lutado contra a ditadura militar. Saiu e continuou lutando contra a ditadura dos generais fascistas. Uma vida dedicada à democracia.

Da prisão política, Emiliano José saiu direto para as redações dos jornais. Formou-se em jornalismo pela UFBA, fez Mestrado e Doutorado. Foram 25 anos de magistério combinado com o exercício político da cidadania. Em 1988, exerceu o mandato de deputado estadual constituinte, quando o PMDB baiano ainda não era controlado por coronéis. Em 2000, foi eleito vereador de Salvador e, em 2002, deputado estadual pelo PT. Também exerceu por um ano o mandato de deputado federal, em 2009. Foi brilhante. Participou ativamente pelas campanhas que elegeram Lula presidente e Wagner governador.

Emiliano José (PT) tem um site – www.emilianojose.com.br – e lá tem seu perfil biográfico completo.

Hoje, domingo (20) pedi um voto a minha amiga Juci, professora de educação física.

Ela disse que votaria em Emiliano José para deputado federal. Mas, logo de imediato mudou a conversa para a candidatura da Dilma Roussef. Juci me disse que recebeu um e-mail afirmando que Dilma teria sido guerrilheira, terrorista, e participado de ações armadas. E pediu minha opinião.

Eu disse a ela que minha geração toda lutou contra a ditadura militar. Fomos presos, torturados, e muitos assassinados e “desaparecidos”. A ditadura ia fechando as portas para a participação política da juventude e de todos. Muitos tiveram que entrar na clandestinidade para lutar e sobreviver, outros foram para o exílio. Os que lutaram contra a ditadura são heróis. Os bandidos são os militares que deram um golpe, derrubaram um presidente eleito, instalaram uma ditadura sangrenta e fecharam as portas para a democracia.

Contei a ela uma historinha que Nilmário Miranda, ex-Secretário Especial dos Direitos Humanos do governo Lula, me contou. Seu neto, Lucas, de 5 anos, lhe perguntara se Dilma tinha mesmo sido presa. Enquanto ele trocava idéias com sua eterna companheira de estrada, Stael, como explicar a uma criança de 5 anos um fato histórico, Maria Luiza (Malu), de 12 anos foi rápida: “Lucas, naquela época a polícia era do mal e Dilma era do bem”. Simples assim.

Como o mundo roda. Os militares torturadores, tentando enfraquecer a campanha da Dilma pela presidência, falsificam a História e a chamam de “ex-terrorista”. Se enfraquecem a campanha da Dilma, fortalecem a candidatura de José Serra (PSDB). Não são poucos os blogs tucanos que entraram nessa armadilha, por interesse eleitoreiro.

Dilma está preparada para esse debate. Ela sente orgulho por ter lutado contra a ditadura, por ter ajudado o Brasil e conquistar a democracia. Dilma tem uma vida comparada á vida de Nelson Mandela, grande líder da África do Sul. Ambos lutaram contra as ditaduras, chegaram a apoiar ações armadas, foram presos, torturados. Mandela se tornou presidente da África do Sul, Dilma será presidente do Brasil.

Pois é. Com os e-mails dos torturadores circulando pela Internet, para fazer campanha eleitoral sou obrigado a virar professor de História do Brasil, com especialização no Ciclo da Ditadura Militar. Mas, nunca imaginei que Serra se utilizaria desse caminho monstruoso de falsificar a História.

Comments:
boa tarde

também estou em campanha antecipada pela DILMA, TARSO, PAIM, MARIA DO ROSARIO DEPUTADA FEDERAL E SERGIO STAZINSKI DEPUTADO ESTADUAL.
Se o Ministro Henrique Neves quizer saber quem sou, meu nome é: Enio de Souza Terra, meu email enioterra9@gmail.com, IP 10.1.1.6 moro na cidade de Rolante/RS. estamos a mil!!! na campanha!! viva a liberdade de expressao!!!!!

Enio Terra
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?