27 de maio de 2010

 

Giuseppe Cocco defende políticas sociais do Governo Lula em Cachoeira

Em conferência realizada pelo grupo de pesquisa de Comunicação e Política da UFBA juntamente com o Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJ) e a UFRB na cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, na terça-feira (25), o cientista político Giuseppe Cocco defendeu as políticas sociais desenvolvidas pelo Governo Lula, com destaque para o Bolsa Família que, segundo ele, é um programa de distribuição de renda com um impacto social e econômico reconhecido em todo o mundo.

O conferencista é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade de Paris 1. É autor de “Mundobraz: O devir-Brasil do mundo e devir-mundo do Brasil” e, com Antonio Negri, escreveu “GlobaAL: biopoder e luta em uma América Latina globalizada”.

Como coordenador do evento, Emiliano José abriu a conferência destacando a importância de trazer essa discussão para o Recôncavo baiano. “Temos pessoas de diversas partes. Estudantes, trabalhadores, ativistas culturais, cristãos, dirigentes de templos de religião de matriz africana. Há uma multidão aqui presente. Tivemos a intenção trazer também vários municípios das proximidades de Cachoeira”.

Emiliano ressaltou sua alegria em estar em Cachoeira e contou um pouco da história da cidade, que foi antecipadora na luta pela independência do Brasil. “A independência da Bahia começou aqui, em junho 1822. Os navios portugueses cercaram e atacaram a cidade, e quem resistiu foi a multidão, os trabalhadores, inclusive os escravos. Mais tarde veio o 2 de julho, em 1823”.

Ele lembrou do primeiro debate deste ciclo de conferências em Salvador, com o jornalista Mino Carta, sobre o “Partido político da mídia”, que contou com grande presença de pessoas preocupadas com a comunicação no Brasil. “Agora, trazendo Giuseppe Cocco, pretende-se consolidar um momento de discussão política no sentido amplo da palavra. É uma honra muito grande recebê-lo. Sabemos que seremos agraciados com ideias muito significantes”.

BOLSA FAMÍLIA

Giuseppe Cocco destacou que, dentro das políticas sociais do atual governo, tem um programa que é muito importante, que é o maior programa de distribuição de renda do País: o Bolsa Família. “Alguns críticos dizem que esse tipo de política social é ineficaz, que não resolve o problema na raiz, e funciona como um paliativo compensatório. Por outro lado, se diz que essa política é assistencialista, que tem um impacto político que não é democrático. O que é curioso e problemático é o fato de que esse tipo de crítica é encontrada na extrema esquerda e na mídia conservadora. A grande mídia é que verbaliza esse discurso”.

Segundo ele, é fato que o Brasil tem um programa de distribuição de renda com um impacto social e econômico reconhecido em todo o mundo. “Envolveu entre 45 e 50 milhões de pessoas no País, um pouco menos de 10 milhões de famílias, com critérios de focalização para as faixas mais pobres da população e com a condicionalidade ligada ao fato de que os filhos dessas famílias sejam escolarizados e em dia com as vacinas”.

TRANSFORMAÇÃO DA CIDADANIA

Para Cocco, do ponto de vista da direita, o Bolsa Família é uma ameaça à mudança da política econômica implementada a partir dos anos 90. “O Governo Lula fez uma mudança radical do ponto de vista reformista, da transformação da cidadania, da política social e dos indicadores econômicos de desenvolvimento. Conseguiu abaixar as taxas de juros, reconstruir um projeto de desenvolvimento nacional, determinado nível de crescimento, proporcionar emprego assalariado, condição para se construir uma cidadania. Quer dizer: distribuir renda a partir do emprego”.

Destacou ainda que o Governo tem políticas sociais muito boas, mas a maior delas é o Bolsa Família, porque reconhece a dimensão produtiva da vida e transforma o conceito de cidadania e o próprio conceito de cultura. “O Bolsa Família é uma condição para a transformação dos valores sociais. É uma política dos pobres pelos pobres. É uma política da diferença”.

Fonte: Site Emiliano José
www.emilianojose.com.br

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?