25 de maio de 2010

 

Três políticos prestigiaram abertura do VI ENECULT em Salvador

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar de Almeida Filho, saudou a presença dos parlamentares na sessão de abertura do VI Encontro Nacional de Estudos Multidisciplinares em Cultura (VI ENECULT), ocorrido hoje (25) pela manhã no Salão Nobre da Reitoria. Ele saudou a bancada da cultura. A bem da verdade, eram apenas três: Emiliano José (PT), apresentado como deputado, e as vereadoras de Salvador Vânia Galvão (PT) e Olívia Santana (PCdoB). Estavam presentes o Ministro da Cultura, Juca Ferreira e o Secretário Estadual da Cultura, Márcio Meirelles.

Logo em seguida à cerimônia de abertura, começou a Mesa Redonda sobre “Políticas Culturais do Governo Lula”. Os palestrantes foram os professores Renato Ortiz, Albino Rubim e Giuseppe Cocco. A UFBA está passando por uma ótima fase. O Salão Nobre da Reitoria estava lotado. O Reitor Naomar de Almeida Filho, que está encerrando seu reitorado, encontrou uma universidade desculturalizada e está entregando uma universidade com um eixo de produção acadêmica. Uma agitação cultural. Dois fatores contribuíram para isso. Primeiro, o Programa de Ações Afirmativas, que gerou as cotas étnicas e mexeu com a UFBA. Segundo, o apoio do Governo Lula às federais.

Para quem não se lembra, durante 30 anos a UFBA ofereceu ridículas 3 mil vagas ocupadas pela elite branca baiana. O campus de Ondina era um deserto à noite. Hoje, tem gente reclamando que o campus de Ondina tem engarrafamento.

Logo mais, às 19h30, em Cachoeira, o professor Giuseppe Cocco, faz palestra no Colégio Estadual de Cachoeira, sobre o tema “As políticas sociais do Governo Lula”. A palestra faz parte do seminário “A Política e a Vida na Esquina do Mundo", promovido pelo Grupo de Estudos de Comunicação e Política da Universidade Federal da Bahia, do qual Emiliano José é coordenador.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?