18 de abril de 2010

 

Vereadora Vânia Galvão do PT trabalha para dar visibilidade ao autismo

Estava devendo a mim mesmo um comentário a respeito do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ocorrido dia 2 de abril. Pelo terceiro ano consecutivo, sempre requerida pela minha brava vereadora Vânia Galvão (PT), a Câmara Municipal de Salvador realiza Sessão Especial. As sessões vão aos poucos obrigando a imprensa e a sociedade a abrir os olhos para o problema.

Vânia Galvão destaca a necessidade de políticas públicas para essa parcela social historicamente excluída. É um compromisso do mandato parlamentar. Inclusive, ela apresentou Indicação ao Executivo Municipal para criação de um Serviço Integrado de Atendimento à Pessoa Autista.

À última Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Salvador, estiveram presentes muitas autoridades, como a professora Tereza Cristina, coordenadora de Educação Especial do Município de Salvador, Jailza Rosas, do Instituto Pestalozzi, Lívia Borges, da Associação Baiana de Síndrome de Down, Rita Brasil, Presidente da AMA – Associação de Amigos do Autismo, Débora, coordenadora da COCAS – Comissao Civil de Acessibilidade de Salvador, e Argemiro Garcia, presidente da AFAGA – Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista.

Embora muito esteja por ser feito, há avanços na área. O Governo Lula (sempre ele), por exemplo, através do Programa de Educação Inclusiva, tem proporcionado avanços. O PEI prevê a instalação de 49 salas de recursos multimídia em Salvador. A dificuldade maior está na integração social da pessoa autista. As escolas tradicionais precisam ser qualificadas para receber alunos autistas.

No Blog da Vânia há um emocionante artigo de Argemiro Garcia, pai de Gabriel, 16 anos, autista. Argemiro coordena a Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista – AFAGA e é secretário da Associação Brasileira para Ação pelos Direitos das Pessoas com Autismo.

LEIA MAIS SOBRE AUTISMO NO BLOG DA VÂNIA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?