10 de abril de 2010

 

Presidente de Angola voltará ao Brasil, tudo a ver com a Bahia

Li no Blog “Brasil, Mostra a Tua Cara”, da Glória Leite, duas referências a Emiliano José.

A primeira é a reprodução do artigo de Emiliano publicado em Terra Magazine, em que o jornalista, escritor, professor universitário e candidato a deputado federal pelo PT, desmonta o estúpido ataque da revista Veja à Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

A segunda referência é indireta. O site da Glória Leite reproduz informação do jornal Notícias Angola, segundo a qual o presidente Lula convidou na quarta-feira (7 de abril) o presidente de Angola, engenheiro José Eduardo dos Santos, a novamente visitar o Brasil. O convite foi feito através do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

Uma nova visita do presidente de Angola ao Brasil tem tudo a ver com a Bahia e com Emiliano José. Quando foi deputado estadual, Emiliano apresentou projeto concedendo título de Cidadão Baiano ao presidente de Angola, aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa da Bahia.

No mesmo dia – 2 de maio de 2005 – o engenheiro José Eduardo dos Santos, também por proposta do então professor licenciado Emiliano José, recebeu o título Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia.

As homenagens da Bahia ao presidente de Angola foram emocionantes. O então deputado estadual Emiliano José (PT) foi o único parlamentar a ser recebido em caráter particular pelo presidente angolano.

No discurso proferido na Assembléia Legislativa da Bahia, o presidente de Angola cobrou da comunidade internacional um novo relacionamento com as nações africanas. A visita de José Eduardo dos Santos ao Brasil e à Bahia foi em conseqüência da visita do presidente Lula a Angola em 2003.

Na Bahia, o presidente de Angola defendeu o princípio da não ingerência, a partilha equilibrada de benefícios e condições para que a África possa participar, em igualdade de condições, com os países mais desenvolvidos no Conselho de Segurança da ONU e no G-7. José Eduardo chamou de “autêntica retórica” o princípio da igualdade e das vantagens no mundo globalizado, porque “o mais forte não partilha, normalmente, o que tem em partes iguais com o mais fraco”.

E fez uma alerta: Os países devem se unir para combater a fome, a pobreza e o desemprego crescentes – fatores que, a seu ver, constituem sérias ameaças à paz mundial. “A comunidade internacional pode contribuir de modo vigoroso e decisivo, seja através da ajuda pública ao desenvolvimento, seja através de investimentos privados, para edificação dos diferentes tipos de infra-estrutura”. É o que o Brasil tem feito.

As relações da Petrobras com a petrolífera Sonangol são excelentes. A Petrobrás está em pleno processo de “angolinização” de seus quadros. A dica é do baiano Zé Sérgio Gabrielli.

RECOMENDO O BLOG BRASIL, MOSTRA A TUA CARA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?