9 de abril de 2010

 

Em Terra Magazine, Emiliano José desmonta burrice da revista Veja contra Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Sendo professor universitário de carreira, foi fácil para o jornalista, escritor e ex-deputado federal Emiliano José (PT-BA) desmontar as bobagens escritas pela revista Veja (07.04.2010) contra a Universidade Federal do Recôncavo Baiano. A crítica de Emiliano foi publicada na revista digital Terra Magazine.

Como a revista Veja não pode contestar o fato do Governo Lula ter criado 14 novas universidades federais no Brasil trata de desqualificar a obra. Quem teve o desprazer de ler o texto, pode constatar sua total inconsistência, seu claro viés ideológico e seu evidente objetivo político.

O jornalista da revista Veja é um pobre coitado. Ao entrevistar o Reitor Paulo Gabriel perguntou-lhe se era correto implantar uma universidade “em pleno sertão”. O cara não sabia sequer distinguir o Recôncavo Baiano do semi-árido. A pergunta revelava ignorância e preconceito. Sei que o pobre repórter “cumpria ordens”.

E quem disse que uma universidade no Sertão não se justificaria? E por que não no Recôncavo? É o pensamento de nossa elite, com os olhos postados exclusivamente no Centro-Sul, que faz com que repórteres raciocinem assim, de modo tão preconceituoso. Criação de universidades no Nordeste não cabe”, escreve Emiliano José. Durante décadas e décadas este foi o pensamento da oligarquia baiana. A elite orgulhava-se de ter apenas a UFBA como única universidade para seus filhos.

Emiliano diz mais: “A criação da Universidade Federal do Recôncavo foi fruto de um impressionante movimento da sociedade civil de todos os municípios da região. Assembléias e mais assembléias sacudiram o Recôncavo, e ela se tornou uma realidade em 2005. Conta atualmente com 4.735 alunos na Graduação, 36 alunos no Doutorado, 159 em cursos de Mestrado. São, portanto, quase 5 mil alunos, e mais 435 professores, 552 servidores e 32 cursos até 30 de março de 2010. E a UFRB tem participado ativamente do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), do governo da Bahia, formando mais de 2.200 alfabetizadores e coordenadores de turmas”.

O repórter domesticado seguiu a pauta do tipo Ali Khamel – o negócio é testar hipóteses. E obviamente desconheceu completamente os fatos. A UFRB está em Cruz das Almas (Reitoria), e está em Amargosa, Santo Antonio de Jesus e Cachoeira. Chegará a Santo Amaro da Purificação e depois a Nazaré das Farinhas e Valença, que estavam originalmente no projeto da instituição. Um mínimo de sensibilidade indicaria o quanto foi importante para essa região da Bahia a criação da UFRB.

LEIA A PORRETADA NA REVISTA VEJA NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?