26 de outubro de 2009

 

Grupo Casas Bahia cobra taxa de 100% e anuncia que é JURO ZERO

Hoje, segunda-feira (26), todos os jornais de Salvador amanheceram nas bancas com um encarte da Casas Bahia. Em letras garrafais o encarte anuncia: JURO ZERO. É uma fraude e é um assalto às camadas mais pobres da população.
“Veja, por exemplo, o caso de grupos como o da Casas Bahia, que trabalham com juros de 100%. Uma pessoa de baixa renda paga o DOBRO do valor de um produto. Isso é extorsivo e se baseia na manutenção da desigualdade de renda, que força as pessoas sem dinheiro vivo a pagar em pequenas prestações o DOBRO do que pagaria uma pessoa com mais recursos.”

A declaração é do professor Ladislaw Dowbor, do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-SP, em entrevista concedida à revista "Desafios do desenvolvimento", do IPEA (05.10.2009), página 13. Para Dowbor, as taxas praticadas pelos bancos comerciais podem ser comparadas a um assalto e isso justifica a intervenção do governo, via bancos estatais, com o objetivo de democratizar a oferta de financiamentos.

E por que a grande imprensa não fala nisso? A explicação é fácil. Leia quem é o patrocinador da Folha de S. Paulo On Line. Banco Itaú.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?