16 de setembro de 2009

 

V Encontro de Economia Baiana começa com críticas ao neoliberalismo

O “V Encontro de Economia Baiana” começa nesta quinta-feira (17.09.2009), em Salvador, num tom de crítica forte ao neoliberalismo. A primeira palestra, logo após o pronunciamento do secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, está a cargo do economista doutor pela Sorbonne (Paris I), João Paulo de Almeida Magalhães (PUC/RJ), um crítico assumido do neoliberalismo. Ele vai falar sobre o tema “Novo Modelo de Desenvolvimento para o Brasil”.

Na mesa de abertura estará o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda. A FPA foi convidada a lançar durante o encontro o livro “ABC da Crise”, organizado pelo jornalista Sérgio Sister, com 16 artigos de economistas e analistas críticos do neoliberalismo, incluindo o ministro da Fazenda Guido Mantega, Paul Krugmann, Prêmio Nobel de Economia, Luiz Gonzaga Beluzo, Márcio Pochmann e Paul Singer, entre outros.

Para não deixar dúvida, o professor de economia Carlos Eduardo Carvalho (PUC-SP), que assina ensaio na obra “ABC da Crise”, fará a palestra de encerramento do encontro na sexta-feira, 18. E para completar, na solenidade de abertura, o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), economista Luiz Alberto Petitinga falará também como vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras (ABDE), entidade que congrega as agências de fomento e os bancos públicos de desenvolvimento, o setor estatal cuja intervenção está tirando o Brasil da crise financeira mundial.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?