16 de setembro de 2009

 

Graças a Lula e ao PT, Internet segue livre nas eleições

A proposta do senador Eduardo Azeredo (PSDB) de censurar a Internet nas eleições foi derrotada. Também a proposta do senador Marco Maciel (DEM) de cercear a Internet foi derrotada. PSDB e DEM foram derrotados. Quem saiu ganhando politicamente por defender a Internet livre foram o presidente Lula e o PT.Antes da decisão do Senado, que acabou aprovando a emenda do senador Aloísio Mercadante (PT-SP) retirando as restrições do Parecer dos relatores (do PSDB e do DEM), o presidente Lula defendeu que o uso da Internet deve ser livre nas campanhas eleitorais: “durante anos os políticos lutaram pela liberdade de expressão e agora não podem trancar as inovações tecnológicas. Seria loucura proibir o uso da web nas eleições”.

Lula disse mais: “Tentar proibir isso é loucura. Eu acho que a eleição não pode ser uma coisa que cause tanto medo a algumas pessoas que querem proibir. Vivemos a vida inteira com liberdade política, liberdade de organização, partidária, de expressão, de comunicação, e agora, você começa a trancar isso? Fui muito vítima disso e acho que tem que ser livre mesmo”.

Para Lula, os internautas devem ter o direito de procurar e ter acesso a informações sobre os candidatos. “É importante que as pessoas saibam quem é o candidato, que a vida das pessoas seja futucada na Internet porque tem coisas boas e ruins. Vamos dar aos internautas o direito de viajar e de descobrir mais coisas”. Para ele, “a gente tem que normatizar sem proibir a liberdade da Internet”

Lula disse isso tudo num dia, e no outro o Senado votou a liberação da cobertura eleitoral pela Internet: “É livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores – Internet – assegurado o direito de resposta”.

Isso precisa ser dito: ganhou Lula, ganhou o PT, e perderam o PSDB e o DEM.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?