20 de setembro de 2009

 

Os neoliberais do Brasil querem que esqueçamos o que escreveram e fizeram

“Os neoliberais do Brasil e de todo canto querem que esqueçamos o que escreveram e fizeram, e mais,procuram indicar receitas sobre o que fazer”. A afirmação é do presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, na apresentação do didático livro “Abc da Crise”, cujos textos contribuem para compreensão da “crise econômica originada no sistema nervoso capitalista mundial, que atingiu todo o planeta e provocou a retração da atividade econômica e dos empregos, na esteira da desorganização do crédito”.

“Ao contrário do que defendiam a oposição e a mídia conservadora, o governo Lula manteve os investimentos sociais e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Reajustou o salário mínimo em 6% acima da inflação, elevou o teto do programa Bolsa Família, refez a tabelado Imposto de Renda Pessoa Física, lançou um grande plano habitacional, manteve os investimentos da Petrobras, criou o Fundo Soberano, aplicou mais de R$ 100 bilhões no BNDES. O Banco Central começou a baixar a taxa de juros Selic, dando como certa a redução do superávit primário a fim de garantir os níveis de investimentos públicos”, acrescenta Nilmário Miranda.

Por ser de linguagem fácil, a livro “Abc da Crise”, organizado pelo jornalista Sérgio Sister, a partir de uma parceria entre o PT, a CUT e a Fundação Perseu Abramo, passa a ser leitura obrigatória não somente nos cursos de economia, mas, em todas as universidades brasileiras.

Não há proselitismo político. São textos de autores como Maria da Conceição tavares, Paul Singer, Chico de Oliveira, Paul Krugman, Luiz Gonzaga Belluzzo, Márcio Pochmann, César Manoel de Medeiros, Guido Mantega, Ricardo Berzoini e Carlos Eduardo Carvalho.

O organizador do livro, Sérgio Sister, faz uma advertência: “Ninguém deve ficar acanhado diante das dificuldades de entendimento, mesmo porque especialistas admitem não saber exatamente como foi possível isso (a crise) ter acontecido (...) sem que as pessoas percebessem (...) são como forças cegas misturadas com oportunismo, empreendedorismo, altruísmo, malandragem, boa e má fé”.

Sabem de uma coisa minha gente? Eu vou à luta para evitar que "eles" voltem ao poder. Dilma presidente, Wagner governador da Bahia.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?