21 de julho de 2009

 

João Henrique (PMDB), prefeito de Salvador, tenta sabotar o Teatro Vila Velha

O Caderno 2 do jornal A Tarde (terça, 21 de julho) divulga uma informação surpreendente. Como forma de incentivo cultural, há 40 anos o IPTU do Teatro Vila Velha não era cobrado. Pois agora o prefeito João Henrique, do PMDB, acaba de suspender o incentivo. Não ouvi nenhum artista daquele grupo que ataca o secretário da Cultura, Márcio Meirelles, se manifestar. O Teatro Vila Velha, de utilidade pública, completa 45 anos neste 31 de julho. Não merecia este presente de grego do prefeito de Salvador.

A reportagem de Cláudia Lessa, em A Tarde, lembra os idos de 1964, quando Caetano, Bethânia, Gal e Gil inauguraram o Vila Velha, e também do diretor e dramaturgo João Augusto, seu fundador. O renascimento do TVV se deu em 1995 com Márcio Meirelles, Chica Carelli e o Bando de Teatro Olodum. Daí surgiram Ó Pai Ó, que saltou para as telas de cinema, Cabaré da RRRRaça, sucesso de palco, Sonho de uma Noite de Verão. É o teatro que mais produz na Bahia. Entre janeiro e junho deste ano, por exemplo, foram 150 dias de atividades, 93 espetáculos, 236 apresentações, 23.318 espectadores e 52 atividades de capacitação artística

A sabotagem do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) é muito grave para a cultura, de Salvador e da Bahia. Ainda bem que o TVV contra com o apoio do Governo Wagner, do Fundo de Cultura, da Petrobras (Lei Rouanet) e da Oi (Faz Cultura).
Para comemorar os 45 anos, no dia 31 de julho dois eventos marcarão a data: uma exposição fotográfica e a leitura dramática de Stopem Stopem, sob direção geral do ator Lázaro Ramos.

Acho que a inteligência do prefeito do PMDB está na UTI.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?