21 de maio de 2009

 

Lula e Wagner entregam imóveis históricos restaurados em Cachoeira

O presidente Lula e o governador Jaques Wagner entregam, segunda-feira (25), em Cachoeira, região do Recôncavo, as obras de restauração de diversos prédios históricos do quarteirão Leite Alves, entre elas o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

As obras da UFRB foram licitadas e fiscalizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria Estadual de Cultura. Os recursos aplicados na obra pelo programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)/Ministério da Cultura, chegam a cerca de R$ 8 milhões.

Cachoeira é a cidade brasileira que mais recebe recursos do Monumenta para restauração do patrimônio edificado. Serão investidos R$ 36 milhões até o final do programa.

Além da UFRB, são restaurados em Cachoeira cerca de 80 imóveis públicos, privados e monumentos tombados pelo Iphan, como o Conjunto da Ordem do Carmo, a Igreja Matriz de N.S. do Rosário, as igrejas do Monte e Rosarinho, a capela da Ajuda, a casa de Ana Nery, os antigos Fórum e Arquivo Público Municipal, entre outras edificações.

De acordo com o diretor do Ipac, Frederico Mendonça, antes da restauração, mantinham-se em pé apenas fachadas e algumas alvenarias das edificações no Quarteirão Leite Alves. “A proposta de recuperação do quarteirão visou principalmente requalificar um conjunto importante, do ponto de vista histórico e do desenho urbano da cidade, que se encontrava arruinado, subutilizado, com ocupações inadequadas para o seu porte monumental”, complementa.

Cachoeira, Lençóis e Salvador

Além de Cachoeira, o Ipac trabalha com o programa Monumenta na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. Em Salvador, o programa é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder)/Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, na recuperação da 7ª etapa do Centro Histórico.

O Monumenta restaura trechos urbanos, procurando conciliar a sustentabilidade dos centros históricos, motivando seus usos econômico, cultural e social. Por meio de editais públicos, o programa destina recursos financeiros para cursos de restauro e eventos culturais, estimulando o desenvolvimento de atividades e fortalecendo as estruturas turísticas locais. O programa também prevê financiamento para restauração de imóveis particulares.

Pólo de difusão cultural

Fundada em 1856, a Fábrica de Charutos Leite & Alves ergueu um grande império do fumo no Vale do Paraguaçu (Recôncavo). A fábrica em Cachoeira chegou a ocupar edifícios na Rua Maestro Irineu Sacramento, Travessa Comendador Albino e Rua Monsenhor Tapiranga. Com o fechamento da fábrica, a cidade sofre grande golpe em sua economia. O local da fábrica será transformado em pólo de difusão da cultura no Recôncavo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?