19 de maio de 2009
Governo Lula incentiva Pontos de Mídia Livre com premiação
Foram quase 400 iniciativas inscritas no Ministério da Cultura (Minc), de todas as regiões brasileiras, com propostas inovadoras e que refletem a evolução da comunicação livre no país. Do total, 78 projetos foram premiados, sendo 15 na categoria Regional/Nacional (Prêmio de R$ 120 mil reais cada) e 63 projetos na categoria Local/Estadual (R$ 40 mil reais cada).
Os resultados estão publicados no Diário Oficial da União dos dias 11 e 13 de maio. Só consegui identificar dois projetos premiados da Bahia: o site do Grupo Gay da Bahia (GGB)/Jornal Homo Sapiens e a TVJ – Canal Comunitário de Feira de Santana “O Q do Sertão”. Vou continuar pesquisando.
Com a iniciativa, o MinC dá um passo rumo à democratização da comunicação social feita no Brasil e permite que iniciativas que estão fora das grandes corporações midiáticas tenham voz e expressem o anseio de suas comunidades.
Principal incentivador da ideia, o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, afirmou que o prêmio dá visibilidade aos projetos de comunicação alternativos aos da mídia de mercado.
Os Pontos de Mídia Livre são uma ação do programa Mais Cultura, que integra a agenda social do Governo Lula. O objetivo é apoiar iniciativas de comunicação social participativas e interativas.
Como as propostas vieram de vários lugares e com diferentes suportes de mídia, a comissão avaliadora verificou se os ganhadores contemplavam todas as regiões brasileiras e distribuiu, de forma equilibrada, prêmios nas áreas de audiovisual, impresso, multimídia, rádio e web.
Foram consideradas iniciativas de comunicação compartilhada e participativa, aquelas que reúnem pelo menos dois membros em sua equipe editorial e que buscam interatividade com o público. Elas podem se desenvolver em qualquer suporte típico das comunicações – texto escrito, som, imagens, vídeos e multimeios – e se utilizar tanto de suportes físicos quanto eletrônicos, tais como televisões e rádios comunitárias, blogs, sites, publicações impressas, agências de notícias, produtoras de audiovisual ou qualquer outro meio que claramente se preste a atividades de comunicação.
O MinC promete novas premiações.
Os resultados estão publicados no Diário Oficial da União dos dias 11 e 13 de maio. Só consegui identificar dois projetos premiados da Bahia: o site do Grupo Gay da Bahia (GGB)/Jornal Homo Sapiens e a TVJ – Canal Comunitário de Feira de Santana “O Q do Sertão”. Vou continuar pesquisando.
Com a iniciativa, o MinC dá um passo rumo à democratização da comunicação social feita no Brasil e permite que iniciativas que estão fora das grandes corporações midiáticas tenham voz e expressem o anseio de suas comunidades.
Principal incentivador da ideia, o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, afirmou que o prêmio dá visibilidade aos projetos de comunicação alternativos aos da mídia de mercado.
Os Pontos de Mídia Livre são uma ação do programa Mais Cultura, que integra a agenda social do Governo Lula. O objetivo é apoiar iniciativas de comunicação social participativas e interativas.
Como as propostas vieram de vários lugares e com diferentes suportes de mídia, a comissão avaliadora verificou se os ganhadores contemplavam todas as regiões brasileiras e distribuiu, de forma equilibrada, prêmios nas áreas de audiovisual, impresso, multimídia, rádio e web.
Foram consideradas iniciativas de comunicação compartilhada e participativa, aquelas que reúnem pelo menos dois membros em sua equipe editorial e que buscam interatividade com o público. Elas podem se desenvolver em qualquer suporte típico das comunicações – texto escrito, som, imagens, vídeos e multimeios – e se utilizar tanto de suportes físicos quanto eletrônicos, tais como televisões e rádios comunitárias, blogs, sites, publicações impressas, agências de notícias, produtoras de audiovisual ou qualquer outro meio que claramente se preste a atividades de comunicação.
O MinC promete novas premiações.
Comments:
<< Home
Creio que devamos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá.
Essa CPI da Petrobrás, pode e deve se transformar no maior movimento social do país contra a privatização do nosso petróleo e pela estatização da Vale do Rio Doce, doada pelo Governo FHC à iniciativa privada.
Se todos os cidadãos de bem e comprometido com a nossa nação, levantar uma bandeira de “NÃO À PRIVATIZAÇÃO - O PETRÓLEO É NOSSO”, colocando um adesivo em seu carro, uma estampa numa camisa, uma faixa na sua rua, no seu bairro, conscientizando a população menos informada para a grande trama do PSDB, essa CPI pode e deve ser um tiro no coração da candidatura tucano-pefelista para 2010. Os sindicatos, os movimentos sociais, os empresários sérios, os estudantes e todos os brasileiros que amam o Brasil deve empunhar essa bandeira.
Coloquem uma assinatura digital em seus emails, para disseminar a atenção do povo com as falcatruas desses “LESA-PÁTRIA”.
Conto com sua colaboração em divulgar .
Obrigado
Frederico
Postar um comentário
Essa CPI da Petrobrás, pode e deve se transformar no maior movimento social do país contra a privatização do nosso petróleo e pela estatização da Vale do Rio Doce, doada pelo Governo FHC à iniciativa privada.
Se todos os cidadãos de bem e comprometido com a nossa nação, levantar uma bandeira de “NÃO À PRIVATIZAÇÃO - O PETRÓLEO É NOSSO”, colocando um adesivo em seu carro, uma estampa numa camisa, uma faixa na sua rua, no seu bairro, conscientizando a população menos informada para a grande trama do PSDB, essa CPI pode e deve ser um tiro no coração da candidatura tucano-pefelista para 2010. Os sindicatos, os movimentos sociais, os empresários sérios, os estudantes e todos os brasileiros que amam o Brasil deve empunhar essa bandeira.
Coloquem uma assinatura digital em seus emails, para disseminar a atenção do povo com as falcatruas desses “LESA-PÁTRIA”.
Conto com sua colaboração em divulgar .
Obrigado
Frederico
<< Home