14 de abril de 2009

 

Qual o significado do golpe militar de 1964?

O Caderno Dez (jornal A Tarde), voltado para o público jovem, fez esta pergunta 45 anos depois a estudantes, especialistas e militantes. Segue trecho do inteligente texto: “Este ano, o golpe militar de 1964 completou 45 anos. Mas foi há pouco tempo que as notícias da ditadura chagaram à paulista Quelany Vicente. Seu tio Emiliano José era um dos perseguidos pelo regime militar, por ser contrário a ele. A casa dos pais dele, em São Paulo, foi invadida. Emiliano veio para Salvador em 1970, quando foi torturado e preso.

Enquanto tudo isso acontecia, Quelany não era nascida. Quando a ditadura acabou, em 1985, ela tinha quatro anos. “Eu sabia que tinha um tio militante que morava na Bahia, mas só ouvi relatos mais intimistas recentemente”. Para entender a época que não viveu, a cineasta de 28 anos pretende fazer um documentário sobre o golpe. A idéia é retomar a história recente do Brasil e analisar quais foram as conquistas dos militantes que ajudaram a moldar a juventude e a política do século 21.

A matéria na íntegra, assinada pelos jornalistas Ronney Argolo e Bruno Nogueira, está no caderno Dez do jornal A Tarde de 14/04/2009.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?