12 de janeiro de 2009

 

Gustavo Falcon lança livro sobre o líder comunista Mário Alves, assassinado na tortura pelos militares de triste memória

O jornalista e sociólogo baiano Gustavo Falcon autografa dia 16 de janeiro (sexta), 18h, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, seu livro “Do reformismo à luta armada: A trajetória política de Mário Alves (1923-1970)” editado pela Edufba/Versal.

O livro é o resultado do trabalho de pesquisa de Gustavo Falcon para sua tese de doutorado em História. É mais uma peça fundamental do processo de reconstrução da memória de brasileiros extraordinários que deram suas vidas pela liberdade do nosso povo.

Dia 16 de janeiro de 2009 é também a data que marca os 39 anos de morte e desaparecimento do comunista baiano Mário Alves nas dependências do I Batalhão da Polícia do Exército, no Rio de Janeiro.

Mário Alves foi membro do Partido Comunista Brasileiro por longas décadas e fundador, na segunda metade dos anos 60, do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, junto com Jacob Gorender e Apolônio de Carvalho.

Gustavo Falcón atuou em vários órgãos da imprensa baiana e dirigiu jornais alternativos e publicações culturais. Pesquisador de história econômica e história política da Bahia é autor, entre outros livros, de “Os Coronéis do Cacau” e “Os baianos que rugem – A Imprensa Alternativa na Bahia”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?